Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PBJ4S
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Influência da infecção natural por helmintos gastrintestinais sobre o quadro hematológico de bezerros mestiços Holândes X Zebu
Autor(es): Celia Jose de Sa Sciavicco
Primeiro Orientador: Lygia Maria Friche Passos
Primeiro membro da banca : Marcos Pezzi Guimaraes
Segundo membro da banca: Elias Jorge Facury Filho
Resumo: A avaliação da influência da infecção natural por helmintosgastrintestinais sobre o quadro hematológico e ganho de peso debezenos mestiços holandês x zebu, foi realizada na ZonaMetalúrgica do Estado de Minas Gerais. Foram utilizados 14animais com idade inicial de três a quatro meses, distribuidosigualmente em dois grupos controle e tratado com Ivermectin.Hemogramas, contagem de ovos por grama de fezes (opg),coprocultura e pesagem dos animais, foram realizadas mensalmentepor 18 meses, de maio de 1993 a 0utubro de 1994, totalizando trêsperiodos (seca/93, chuva e seca/94). Foram observadas, dentro decada grupo, diferenças estatisticamente significativas entre médias decontagens de hemacias, concentração de hemoglobina e taxa dehematócrito. Ocorreu aumento dos valores de leucócitos totais,neutrofilos segmentados e eosinófalos, e redução de linfócitos,naestação chuvosa. Não foram observadas diferenças estatisticamentesignificativas das variáveis citadas, entre grupos controle e tratado.Foram observadas reduçao do opg com o aumento da idade dosanimais dentro de cada grupo. Entre os grupos diferençasestatisticamente significativas ocorreram a partir da estação chuvosa.Foram recuperadas das coproculturas larvas de Cooperia, Haemonchus, Oescphugostomum, T richostrongylus e Bunostomum,com predominio de Cooperia sobre os demais gêneros. Em relação a_ média percentual de larvas de cada gênero citado, foi observadodiferenças estatisticamente significativas dentro e entre os grupos.Quanto ao ganho de peso, diferenças estatisticamente significativas,foram observadas dentro de cada grupo e entre os grupos controle etratado.
Assunto: Helmintologia veterinaria
Parasitologia veterinaria
Bezerro Doenças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PBJ4S
Data do documento: 21-Ago-1996
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.