Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R8PN3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Discutindo o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil: cursos de vida, sentidos da ação econômica e transmissão intergeracional
Authors: Murillo Marschner Alves de Brito
First Advisor: Danielle Cireno Fernandes
Abstract: A alocação de tempo de crianças e adolescentes é motivo de ampla discussão na literatura acadêmica internacional, especialmente no que diz respeito à alocação de tempo em atividades produtivas. Este trabalho tem por objetivo contribuir no debate sobre os fatores historicamente associados ao trabalho de crianças e adolescentes no Brasil, trazendo à discussão linhas interpretativas de origens distintas a economia domiciliar, a teoria dos cursos de vida, e a sociologia econômica através do teste de hipóteses específicas derivadas. Do ponto de vista empírico, foram utilizadas todas as bases de microdados da PNAD Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar disponíveis entre 1988 e 2005, recortadas para a faixa etária entre 10 e 15 anos de idade. Destas bases de dados foram extraídas estatísticas descritivas, visando caracterizar diferenças e semelhanças entre o perfil dos jovens de acordo com as categorias de alocação de tempo apenas trabalho, conjugação entre trabalho e estudo, apenas estudo e nenhuma das duas atividades e estatísticas inferenciais, com a aplicação de um modelo de regressão logit multinomial, objetivando medir o nível de associação das crianças e adolescentes às categorias de alocação de tempo de acordo com variáveis específicas assumidas como proxy para o teste das hipóteses de trabalho. Os principais resultados demonstram a concentração crescente e, ao fim do período, quase exclusiva, do trabalho nesta faixa etária dentro da categoria estudo e trabalho; a alta associação do trabalho das crianças e adolescentes com o histórico familiar de trabalho na juventude; a crescente associação entre a existência de pais ocupados especialmente a mãe e a alocação de tempo dos jovens em trabalho; e a grande diferença no que tange à dinâmica de fatores historicamente associados à alocação de tempo na conjugação entre estudo e trabalho e apenas em trabalho. Entre as principais conclusões temos que este trabalho evidencia um fenômeno social que passou por profundas transformações no período analisado, o que implica na mudança constante na dinâmica dos fatores associados; além de demonstrar como o trabalho para esta faixa etária associa-se a uma gama de fatores muito diversa, entre eles especialmente a composição familiar, o histórico e a situação atual da família com relação ao mercado de trabalho e ao sistema educacional
Abstract: Time allocation of children and adolescents is widely discussed in international academic literature, especially time allocation in work activities. This specific work intends to contribute in the debate about factors historically associated with children and adolescents work in Brazil, bringing arguments linked to different analytical perspectives household economics, life course theory and economic sociology by testing a series of derivate hypothesis. Empirically, the data used were the PNAD Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar the brazilian annual national household survey, conducted by IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística available between 1988-2005, selecting the children aged 10-15 years. With a series of descriptive statistics, we explored the extensive dataset with a closer look to differences and similarities between the four possible time-allocation categories just work, school and work, just school, and neither one of the two and with a multinomial logit regression modeling proposal we tried to measure the level of association of children and adolescents to time-allocation categories according to specific variables assumed as proxy for testing the intended hypothesis. The main results shows ascendant concentration - at the end of the period, an almost exclusive one - of individuals that worked at this age group in the category school and work; high association of childrens time allocation in work activities and a family history of early work; the crescent association between occupied mothers and fathers especially the mother and work activities; the great difference in the dynamics of historically associated factors to time allocation in the conjugation of school and work and just in work activities. This work registers a social phenomenon that had clearly and profoundly changed, in terms of associated factors, over the analyzed period; besides, shows how diverse are the scenario of associated factors to children and adolescents allocation of time in work activities in Brazil
Subject: Trabalho
Sociologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R8PN3
Issue Date: 9-Dec-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_murillo_final_final_abr_2009.pdf679.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.