Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Mapeando a esperança: um levantamento das experiências no processo de aprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Andrea Santana Silva e Souza
Primeiro Orientador: Laura Stella Miccoli
Primeiro membro da banca : Ana Maria Ferreira Barcelos
Segundo membro da banca: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Resumo: Esperança é a habilidade criativa de representar visões positivas do futuro, que influencia o desenvolvimento humano. Refletindo a partir de investigações na filosofia e nas ciências cognitivas, Miccoli observa o processo de ensino/aprendizagem como um conjunto complexo de experiências nas quais o indivíduo transforma e é transformado através da interação e em situações específicas (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Através desse aporte teórico, o presente trabalho teve por objetivo identificar a esperança em experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, através do mapeamento de 50 narrativas de aprendizagem de alunos do curso de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. O resultado da triangulação das análises (qualitativa, quantitativa e fenomenológica) dos dados revelou que as experiências dos aprendizes são orientadas por expectativas e sonhos que os compele a agir ponto de partida para a discussão de fatores relacionados à afetividade que podem promover empoderamento na aprendizagem de segunda língua.
Abstract: Hope is the creative ability to represent positive visions of the future, which influences human development. Drawing from investigations in Philosophy and the Cognitive Sciences, Miccoli observes the teaching and learning process as a complex set of experiences in which one transforms and is transformed through interaction and by specific situations (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Within this framework, this study aimed to identify hope in experiences lived inside and outside of classrooms, through the mapping of 50 learning narratives of Language Arts students from the Federal University of Minas Gerais. The findings of the triangulation of (qualitative, quantitative and phenomenological) data analyses revealed that learners experiences are oriented toward expectations and dreams that compel them to action starting point for the discussion of affect-related factors that can promote empowerment for learning a second language.
Assunto: Aquisição da segunda linguagem
Aprendizagem
Estudantes universitarios Atitudes
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX
Data do documento: 4-Jul-2011
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