Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TRJHV
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Política de expansão dos cursos superiores de tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica
Autor(es): Juliana Brito de Souza
Primeiro Orientador: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Primeiro membro da banca : Domingos Leite Lima Filho
Segundo membro da banca: João Bosco Laudares
Terceiro membro da banca: Daisy Moreira Cunha
Quarto membro da banca: Rosimar de Fatima Oliveira
Resumo: Esta tese objetivou caracterizar a configuração dos cursos superiores de tecnologia no interior do processo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro, bem como analisou se as razões elencadas nos documentos legais para a escolha desses cursos são realmente apontadas pelos alunos ao ingressarem neles. A pesquisa exploratória considerou que as peculiaridades de cada Instituição, determinadas pelas mais diversas variáveis, sejam elas materiais ou humanas, são elementos-chave para a compreensão de que uma determinada política educacional se materializa de diferentes formas. A proposta dos cursos superiores de tecnologia não pode ser considerada boa ou ruim, a priori. A contribuição desta tese, ainda que modesta, é a de explicitar as novas contradições, tensões, demandas e contribuições, descortinando características de um dos protagonistas da expansão do ensino superior brasileiro. A partir da revisão bibliográfica e de relatos de egressos e estudantes, a pesquisa concluiu que os cursos superiores de tecnologia de hoje pouco se assemelham aos similares das décadas de 60 e 70. Além disso, ao possibilitarem, aos que eram excluídos do nível superior de ensino, melhores salários, maior empregabilidade e novas perspectivas de vida, esses cursos podem contribuir para a superação de limitações sociais, culturais e econômicas. Quanto ao perfil dos alunos, a tese atesta a simetria entre o perfil elencado nos documentos legais e o perfil de dezenas de discentes e tecnólogos quecontribuíram com esta pesquisa ao responderem os questionários .
Abstract: This thesis sought to characterize the setting of the upper courses of technology within the process of democratization of access to higher education and, as well as analyzing whether the reasons listed in the legal documents for the choice of these courses are actually pointed by the students to join them. The exploratory research found that thepeculiarities of each institution, determined by several variables, be they human or materials are key elements for the understanding of a particular educational policy materializes in different ways. The proposal of the higher courses of technology cant be considered good or bad, a priori. The contribution of this thesis, though modest, is to clarify the new contradictions, tension, demands and contributions, showing features of one of the protagonists of the expansion of higher education in Brazil.From the literature review and of reports of graduates and students, the survey concluded that the higher courses of technology today little resemble the similar of decades of 1960 and 1970. Furthermore, by affording those who were excluded from the higher level of education, higher wages, greater employability and new perspectives of life, these courses can contribute to overcoming social, cultural and economic limitations. Regarding the profile of students, the thesis attests to thesymmetry between the profile listed in legal documents and the profile of dozens of students and technologists who contributed to this research to answer the questionnaires.
Assunto: Educação  
Educação profissional  Brasil
Ensino superior
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TRJHV
Data do documento: 27-Fev-2012
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana___tese.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.