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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O carnaval de Ouro Preto: mercado e tradição (1980-2011)
Authors: Sarah Teixeira Soutto Mayor
First Advisor: Victor Andrade de Melo
First Referee: Helder Ferreira Isayama
Second Referee: Maria Cristina Rosa
Abstract: O trabalho tem como objetivo compreender as principais transformações do carnaval da cidade de Ouro Preto, em um período compreendido entre os anos de 1980 e 2011, relacionadas, especialmente, às iniciativas mercadológicas percebidas ao longo dessas três décadas e aos discursos vinculados à ideia de tradição. A escolha da temporalidade da pesquisa observou acontecimentos específicos da cidade de Ouro Preto, como a sua elevação à Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980, e um contexto mais amplo de inserção da festa, como a consolidação, a partir da década de 1990, das indústrias do lazer e do entretenimento no Brasil. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada pesquisa bibliográfica, por meio do diálogo com referenciais teóricos que abordam questões-chave para a compreensão do objeto, e pesquisa documental. Esta última contou, principalmente, com o estudo de dois jornais: o jornal Estado de Minas, escolhido por sua representatividade no cenário mineiro, e o jornal O Liberal, eleito por ser um dos principais veículos de comunicação da história recente de Ouro Preto. O trabalho foi dividido em três capítulos, observando acontecimentos importantes no carnaval da cidade, que serviram como marcos para pensar as mudanças da festa. Do início dos anos 1980 ao ano de 2011, transformações significativas aconteceram na estrutura do carnaval e nas formas de veiculação pelos jornais. De um carnaval fortemente construído pela população local, vivenciado nas ruas da cidade e com pouca expressão midiática nos anos iniciais da pesquisa, a festa ouro-pretana tornou-se, nos anos 2000, um carro-chefe de veiculação da festa carnavalesca em Minas Gerais. No decurso das três décadas pesquisadas, cresceram, consideravelmente, os investimentos privados na conformação e divulgação do carnaval e a promoção do turismo por meio da festa, ocasionando a necessidade de novas formas de organização e divulgação. Em meio a diversas manifestações criadas ou mantidas na temporalidade estudada, como a janela elétrica, a janela erótica, as escolas de samba e os blocos caricatos, como o Zé Pereira dos Lacaios e a Bandalheira, emergiu, na última década, um novo formato para o carnaval. Com a justificativa inicial de proteção ao patrimônio e de segurança aos foliões, surgiram grandes shows promovidos pela Prefeitura Municipal em pontos afastados do centro histórico, culminando na criação do Espaço Folia, em 2006: uma área própria para grandes eventos, privada e com a cobrança de ingressos por meio da aquisição do abadá. Este fato contribuiu para a consolidação da cultura carnavalesca republicana como o principal símbolo da festa na cidade, veiculada como uma de suas mais legítimas tradições. Percebeu-se, pelas fontes, uma forte intenção em tornar o carnaval de Ouro Preto o principal de Minas Gerais e em destacá-lo entre as demais festas do interior brasileiro. Nesse processo, a ideia de tradição, primeiramente ligada a uma noção de antiguidade das manifestações, intrínseca no próprio sentido de existência da festa, passa a servir a três funções principais: justificativa das transformações; elo entre um mercado global que começava a se consolidar na festa e ao passado que a legitimava; e diferencial para um carnaval tornado produto. Assim, pode-se concluir que a ideia de tradição foi essencial para as mudanças percebidas no carnaval da cidade, justamente (e, paradoxalmente) pela imutabilidade conferida ao passado e por certo consenso de que tradição não se discute.
Abstract: The present works goal is to comprehend the main transformations of carnival in the city of Ouro Preto related specially to the marketing initiatives perceived over these three decades and to the speeches related to the idea of tradition, in a period between 1980 and 2011. The choice of the research temporality has observed specific events in the city Ouro Preto, such as its promotion to Worlds Cultural Heritage in 1980, and a broader context of insertion of the party as the consolidation of the leisure and entertainment industries in Brazil in the 1990s. To reach the proposed goal, a literature search was performed through the dialogue with theoretical references that address key issues for understanding the object, and also a documentary research. This last one counted mainly on the study of two newspapers: the Estado de Minas, chosen due to its representation in the scenario of Minas Gerais, and the O Liberal, elected for being one of the main media of Ouro Pretos recent history. This work was divided in three chapters, noting important events in the citys carnival that served as landmarks to consider the changes in the party. From early 1980 to the year 2011, significant changes occurred in the structure of carnival and in the ways it was published by the papers. From a carnival strongly built by the local population, experienced in the streets of the city and with little media expression in the early years of the research, the party in Ouro Preto became, in 2000, a flagship of the carnival party publication in Minas Gerais. During the three decades surveyed, the private investments in shaping and disseminating the party grew considerably; the promotion of tourism through the party gained a lot of strength, resulting in the need for new forms of organization and dissemination. Among various manifestations created or maintained in the temporality studied, such as the electrical window, the erotic window, the samba schools and the ludicrous blocks (groups) as Zé Pereira dos Lacaios and the Bandalheira a new format for the party emerged in the last decade. With the initial justification of protecting the heritage and offering security to the revelers, the City came up with big concerts that took place in locations that were far away from the historical center, culminating in the creation of the Espaço Folia in 2006, a proper area for larger events, closed and with an entrance fee charged in the form of an abadá (a special type of shirt). This fact contributed to the consolidation of the carnival culture held in the students houses as the main symbol of the party in the city, conveyed as one of its most authentic traditions. It was noticed, through the sources, a strong intention of making Ouro Pretos the main carnival in Minas Gerais and highlighting it among the other parties of the Brazilian interior. In this process, the idea of tradition, first linked to a notion of the age of the manifestations, intrinsic in the very meaning of the existence of the party, starts to serve to three main functions: justification of the changes; a link between a global market that was beginning to consolidate itself in the party and the past that legitimized it; differential of a carnival that became a product. Therefore, we can conclude that the idea of tradition was essential for the perceived changes in the citys carnival, precisely (and paradoxically) by the immutability conferred to the past and by some consensus that tradition is not discussed.
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UDK9D
Issue Date: 29-Feb-2012
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