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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Da cidade universitária ao Campus da Pampulha da UFMG: arquitetura e urbanismo como materialização do ideário educacional(1943-1975)
Autor(es): Beatriz Campos Fialho
primer Tutor: Celina Borges Lemos
primer miembro del tribunal : Rodrigo Almeida Bastos
Segundo miembro del tribunal: Ítalo Itamar Caixeiro Stephan
Resumen: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a temática das cidades universitárias no Brasil baseado nos projetos para a Universidade Federal de Minas Gerais, experiência singular no âmbito do ensino superior no país. Nesse contexto, enfatizou as iniciativas inaugurais de planejamento para o Campus da Pampulha: o Plano Pederneiras (1943- 1955), o Plano do Escritório Técnico (1956-1966) e o Plano Cordeiro (1967-1975). Tais propostas se desenvolveram entre os anos 1940-1970, período caracterizado por profundas reformas no ensino superior e no espaço universitário, orientando de modo heterogêneo e particular a produção territorial deste campus. A partir dos planos, a pesquisa teve por objetivo investigar, documentar e analisar as correlações entre arquitetura, urbanismo, universidade, cidade, sociedade e suas implicações para a constituição do espaço universitário, especificamente, o Campus da Pampulha. Para tanto, recorreu a três procedimentos metodológicos: a Pesquisa Documental, especialmente relacionada à caracterização dos planos urbanísticos; a Pesquisa Bibliográfica, destinada a uma abordagem ampla da temática da cidade universitária e ao subsídio histórico, teórico e conceitual para a análise do objeto; e as Entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de elucidar questões sobre as propostas em análise, como autoria, fatos históricos relevantes e soluções projetuais. O trabalho, assim, buscou contribuir para a identidade institucional da UFMG e para o conhecimento da gênese e da evolução de sua dimensão espacial. Além disso, visou compreender o processo de institucionalização do ensino superior brasileiro associado às ações políticas e sociais, bem como a espacialização desse ideário com base nas correntes da Arquitetura e do Urbanismo.
Abstract: This research presents a study on the topic of university campuses in Brazil, based on the projects for the Federal University of Minas Gerais (UFMG), remarkable experience in higher education in the country. Within this context, the study emphasized the inaugural planning initiatives for The Pampulha Campus: the Plano Pederneiras (1943-1955), the Plano do Escritório Técnico (1956-1966) and the Plano Cordeiro (1967-1975). These proposals have been developed between the years of 1940-1970, a period of deep reforms in higher education and in the university space, heterogeneously and particularly the territorial production of this campus. Based on the plans, the survey aimed to study, document and analyze the correlations between architecture, urbanism, university, city, society and their implications for the constitution of the university space, specifically, The Pampulha Campus. For this purpose the research used three methodological procedures: the Documentary Research, especially related to the characterization of urban plans, the Literature Research which target is a broad approach of the subject related to the university campus and to historical, theoretical and conceptual subsidy for subject analysis; and the semi-structured interviews, in order to clarify issues related to proposals under consideration, such as authorship, relevant historical facts and design solutions. So, the study attempted to contribute to the institutional identity of UFMG and to the knowledge of the genesis and evolution of its spatial dimensions. In addition, it aimed to understand the process of institutionalization of Brazilian higher education associated with political and social actions, as well as to the spatialization of these ideas based on current architecture and urbanism.
Asunto: Arquitetura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UEQF8
Fecha del documento: 14-mar-2012
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