Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UHFPP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A produção e propagação dos sons em uma escola de música e a penosidade das situações de ensino-aprendizagem
Authors: Taciana Ramos Luz
First Advisor: Eliza Helena de Oliveira Echternacht
First Co-advisor: Cybelle Maria Veiga Loureiro
First Referee: Luiz Felipe Silva
Second Referee: Davidson Passos Mendes
Third Referee: Ângela Márcia Ferreira Petrus
Abstract: Este estudo buscou analisar situações de penosidade decorrentes dos sons advindos das atividades de ensino-aprendizagem musical na Escola de Música da UFMG (EMUFMG), sob o ponto de vista de uma amostra de funcionários, alunos e professores. Para a detecção da penosidade, que se expressa na variabilidade dos contextos das situações, foram utilizadas ferramentas metodológicas da Análise Ergonômica do Trabalho aplicáveis para a caracterização das diversas configurações da penosidade, que se modificam a cada momento na EM-UFMG de acordo com as características dos indivíduos e de suas atividades. Foram delimitados fatores relacionados ao que se denominou aqui de ruído penoso, estes são: elementos dos sons e características dos instrumentos musicais, características de direcionalidade sonora destes instrumentos, especificidades do processo de ensino-aprendizagem musical, inter-relações entre as fontes sonoras e o espaço e características contextuais dos sujeitos. Foi analisada a interação destes fatores para configuração do incômodo e caracterização da penosidade que estão inter-relacionados à multiplicidade dos componentes dos sons e sua propagação pelo espaço, às diversas atividades realizadas nas dependências da EMUFMG, aos impactos sobre os modos operatórios e condições de desempenho das tarefas, os campos de possibilidades de regulação e a diversidade dos sujeitos. Portanto, para a caracterização da penosidade no contexto analisado, foi necessário considerar a relação entre elementos relacionados à interação entre os indivíduos, suas atividades e o espaço
Abstract: This study investigated situations of painfulness arising from the sounds coming from the teaching-learning activities at the Music School of UFMG, from the point of view of a sample of employees, students and teachers. For the detection of painfulness, expressed in the variability of the context of situations, were used methodological tools of the Ergonomic Work Analysis, applicable for the characterization of various configurations of painful, which changes every moment in the Music School of UFMG according to the characteristics of the individuals and their activities. Related factors were delimited, called here as "painful noise", these are: elements of the sound and characteristics of musical instruments, characteristics of sound directionality of these instruments, the specific process of the teaching-learning, the interrelationships between the sound sources and the space and the contextual characteristics of the subjects. The interaction of these factors was examined for the configuration of nuisance and for the characterization of painfulness, interrelated to the variety of components of sound and its spread through space, the various activities conducted in the premises of the Music School of UFMG, the impacts on the operatory modes and performance tasks conditions, fields of possibilities for regulation and diversity of individuals. Therefore, for the characterization of painfulness in the context analysis, it was necessary to consider the relationship of elements related to interaction between individuals, their activities and the space
Subject: Músicos
Ergonomia
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UHFPP
Issue Date: 27-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_taciana_r_luz.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.