Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG |
Autor(es): | Natalia Martins Carneiro |
primer Tutor: | Maria Aparecida Paiva S dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Ana Maria Rabelo Gomes |
Segundo miembro del tribunal: | Arnaldo Leite de Alvarenga |
Tercer miembro del tribunal: | Eliana Ayoub |
Cuarto miembro del tribunal: | Rita Amelia Teixeira Vilela |
Resumen: | O objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social. |
Abstract: | The research object are the learning experiences of the GrupoExperimental de Dança from NGO Corpo Cidadão. The dance is a ancient social practice, characterized as human experience in which the person is not separate from himself, but wholly present at it. In each community of dance practice, the dance gets unique way, when held in a specific context, brings their own organization in which they produced their own movements. To describe / analyze the learning experiences of dance in this group was used the approach of situated learning in communities of practice (LAVE and WENGER, 1991) from its structural dynamics and situational. The young people experiences sets the learning of dance that are diffuse in the dynamic structural and situational. The young people from GED experience in the everyday practices: the classical dance world, contemporary dance, group of dance and of presentations and learn to be a dancer in the complex relationships of the community of practice. the game of sex roles, from the different forms of participation, from power relationships. the collective actions and they test self government, they createpossibilities to citizenship exercise and teach other people from socialrelationship experiences. |
Asunto: | Educação Dança Aspectos sociais Dança Aprendizagem experimental |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L |
Fecha del documento: | 3-jun-2011 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
educa__o_nat_lia_martins_carneiro_tese.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.