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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Corpo cidadão: experiências da aprendizagem do Grupo Experimental de Dança de Belo Horizonte/MG
Autor(es): Natalia Martins Carneiro
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Primeiro membro da banca : Ana Maria Rabelo Gomes
Segundo membro da banca: Arnaldo Leite de Alvarenga
Terceiro membro da banca: Eliana Ayoub
Quarto membro da banca: Rita Amelia Teixeira Vilela
Resumo: O objeto desta pesquisa são as experiências de aprendizagem do Grupo Experimental de Dança da ONG Corpo Cidadão. A dança é uma prática social milenar, que se caracteriza como experiência humana na qual a pessoa não está separada de si mesma, mas sim inteiramente presente no que faz. Em cada comunidade de prática de dança, a dança adquire forma única, que ao ser realizada em um contexto específico, traz uma organização própria em que são produzidos os seus próprios movimentos. Para descrever/analisar as experiências de aprendizagem de dança no grupo pesquisado foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) da sua dinâmica estrutural e situacional. As experiências dos jovens configuram a aprendizagem da dança que encontra-se difusa nas dinâmicas estrutural e situacional. O jovem do GED experiencia nas práticas cotidianas: o universo da dança clássica, da dança contemporânea, da roda e das apresentações e aprende a ser bailarino nas relações complexas da comunidade de prática. o jogo dos papéis sexuais, das diferentes formas de participação, das relações de poder. as ações coletivas e ensaia se auto-governar, cria possibilidades parao exercício da cidadania e ensina outras pessoas a partir deexperiências na relação social.
Abstract: The research object are the learning experiences of the GrupoExperimental de Dança from NGO Corpo Cidadão. The dance is a ancient social practice, characterized as human experience in which the person is not separate from himself, but wholly present at it. In each community of dance practice, the dance gets unique way, when held in a specific context, brings their own organization in which they produced their own movements. To describe / analyze the learning experiences of dance in this group was used the approach of situated learning in communities of practice (LAVE and WENGER, 1991) from its structural dynamics and situational. The young people experiences sets the learning of dance that are diffuse in the dynamic structural and situational. The young people from GED experience in the everyday practices: the classical dance world, contemporary dance, group of dance and of presentations and learn to be a dancer in the complex relationships of the community of practice. the game of sex roles, from the different forms of participation, from power relationships. the collective actions and they test self government, they createpossibilities to citizenship exercise and teach other people from socialrelationship experiences.
Assunto: Educação
Dança Aspectos sociais
Dança  Aprendizagem experimental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3L2L
Data do documento: 3-Jun-2011
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