Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLM5K
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Gontijo Salumpt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Raquel Martins de Assispt_BR
dc.creatorLuciana da Silva Pedronpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:46:26Z-
dc.date.available2019-08-13T18:46:26Z-
dc.date.issued2012-10-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLM5K-
dc.description.abstractThis study discusses the ways to prevent and treat juvenile crime today, recognizing the application of educational measures as the primary accountability mechanism for breaking the criminal law. We conducted a brief history of legislation and institutions for the care of adolescents in order to know the ways to treat juvenile crime before the advent of Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. We assume that the educational measures, in particular imprisonment, is covered by both an enforcement and education aspect, and the articulation in the practice of these two elements have been revealed as a constant challenge. Therefore, we investigated, with the team of professionals and adolescents in fulfillment of the measure, the understanding of socioeducação as well as its articulation with the theme of accountability. The survey revealed that there are three types of accountability - the legal, educational and the subjective - and that childcare work is done from this tension.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute as formas de prevenir e tratar o delito juvenil na atualidade, reconhecendo a aplicação das medidas socioeducativas como o principal mecanismo de responsabilização pela prática de ato infracional. Realizamos um breve histórico da legislação e das instituições destinadas ao atendimento dos adolescentes no intuito de conhecer as maneiras de tratar o delito juvenil antes do advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Partimos do pressuposto que as medidas socioeducativas, em especial a internação, se reveste tanto por um aspecto coercitivo quanto educativo, sendo que a articulação na prática desses dois elementos têm se revelado como um constante desafio. Assim sendo, investigou-se, junto à equipe de profissionais e aos adolescentes em cumprimento da medida, a compreensão da socioeducação, bem como sua articulação com a temática da responsabilização. A pesquisa revelou que há três tipos de responsabilização - a jurídica, a subjetiva e a educativa - e que o trabalho socioeducativo se faz a partir dessa tensão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectMedida de internaçãopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectDelito juvenilpt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherReformatorios  Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherDelinquencia juvenil  pt_BR
dc.subject.otherPrevenção do crime  pt_BR
dc.titleEntre o coercitivo e o educativo: uma análise da responsabilização socioeducativa na internação de jovens em conflito com a leipt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final__luciana_da_silva_pedron.pdf944.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.