Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XNTG
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A formação da vida musical de Belo Horizonte: sua organização social em torno do ensino de piano de 1890 a 1963
Autor(es): Maria Teresa Mendes de Castro
Primeiro Orientador: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Primeiro membro da banca : Moacyr Laterza Filho
Segundo membro da banca: Antonio Augusto Gomes Batista
Terceiro membro da banca: Marcus Vinicius Fonseca
Quarto membro da banca: Bernardo Jefferson de Oliveira
Quinto membro da banca: Monica Yumi Jinzenji
Resumo: O foco de estudo da presente pesquisa se fez no reconhecimento da gênese de um campo de ensino de piano em Belo Horizonte, a partir da história de vida de uma pianista e professora de piano nascida em 1920. Delimitamos um período que abrange a mudança de nome do arraial de Curral Del Rey para Belo Horizonte, em 1890, até o ano de 1963. Entendemos que nesse período foi possível tecer uma trama histórica que permitiu revelar a música e as sonoridades através de suas paisagens sonoras e um movimento social e musical da cidade. Buscamos um encontro de instituições em um possível campo de forças sociais e institucionais: Conservatório Mineiro de Música (1925), hoje a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EMU-UFMG), a Universidade Mineira de Artes (UMA) (1954) que se transformou em Fundação Universidade Mineira de Artes (FUMA) (1964), Fundação Aleijadinho (1980) e que hoje é a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG) (1995) e a promessa da Fundação de Educação Artística (FEA) (1963). Houve, ainda, uma primeira instituição, de grande importância para o entendimento do espaço social da vida musical da cidade: a Escola Livre de Música (1901-1923) Para entender a formação do espaço social e musical do ensino de piano, utilizamos o conceito de campo de Bourdieu e, buscamos seu contexto na vida musical que se formava na cidade, procurando entender o ensino e aprendizado do piano ligado a suas funções sociais. Utilizamos como fontes, uma história de vida, livros de atas e registros de matrículas, relatos orais de professores e estudantes de piano, programas de concertos, literatura, artigos e notícias de revistas e jornais da época, que noticiavam e possibilitavam a circulação de eventos musicais. Tecemos uma trama através dessas fontes com vistas a criar uma rede de significações do fazer musical em Belo Horizonte
Abstract: The focus of this research is built on the acknowledgement of the genesis of a piano education field in Belo Horizonte from the life story of a pianist and piano teacher born in 1920. We delimitated a time period that goes from the change of the name of Curral Del Rey to Belo Horizonte in 1890 to 1963. We can see that it is possible to weave a historic plot that reveals both the music and the sonority of the period through its soundscape in the social and musical movement of the city. We built a study frame based on the history of several institutions in specific years which revealed a social and institutional force field: The Conservatório Mineiro de Música (1925), presently the Escola de Música of the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), the Universidade Mineira de Artes (UMA, 1954), that later became the Fundação Universidade Mineira de Artes (FUMA, 1964) and the Fundação Aleijadinho (1980), which is currently the Escola de Música of the Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG, 1995), and the promise of the Fundação de Educação Artística (FEA, 1963). There was also a first institution which was very important to the understanding of the musical life of the city: the Escola Livre de Música (1901-1923). In order to understand the shaping of piano teaching social and musical space we employed Bourdieus concept of field and so as to do that we tried to find a possible context in the social life that was being created in the city. We also tried to find some understanding of piano teaching and learning related to its social functions. We employed as sources a life story, minute books and registrations, oral reports form piano teachers and students, concerts programs, articles and reports from newspapers and magazines of that time which used to report and make possible the circulation of musical events. Through these sources we weaved a woof trying to build a web of significations of this city music-making.
Assunto: Educação  Historia
Música para piano
Belo Horizonte (MG) História 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XNTG
Data do documento: 10-Fev-2012
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