Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933GRN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Leitura recreativa na escola de 1º grau da rede oficial municipal de ensino de Belo Horizonte
Autor(es): Maria Helena de Andrade Magalhães
Primeiro Orientador: Maria Antonieta Antunes Cunha
Resumo: Estudo sobre leitura recreativa em escolas municipais de 1º grau, da rede oficial de ensino de Belo Horizonte, visando à obtenção de informações sobre as preferências de lazer e leitura dos alunos de 5ª a 8ª série; facilidades de acesso ao livro proporcionadas pela escola; atividades desenvolvidas por professores e bibliotecários para incentivar a leitura recreativa. Foram aplicados questionários a 660 alunos e 45 professores de Português e entrevistados 8 bibliotecários. Os dados obtidos forneceram, entre outras, as seguintes informações: a) A leitura ocupa posição secundária entre as atividades recreativas, não sendo considerada lazer principal pelos alunos; b) Os livros de literatura contendo aventuras e histórias de amor foram os preferidos dos alunos; c) O professor de Português faz indicações de livros para leitura obrigatória e desenvolve atividades de incentivo e verificação de leitura; d) O desempenho da biblioteca escolar foi considerado pouco significativo em relação à leitura recreativa. São sugeridas outras pesquisas abordando diferentes aspectos do assunto.
Abstract: Study about recreational reading in first-grade municipal schools of the official school network of Belo Horizonte to obtain information about the preferences of leisure and reading of students; books access facilities provided by the school; activities developed by teachers and librarians to stimulate recreational reading. Questionnaires were administered to 660 fifth to eighth grade students, and to 45 Portuguese language teachers. Eight school librarians were interviewed. The following results were obtained: a) Reading is not the first option among the leisure activities of students; b) Students prefer books containing adventure tales and love stories; c) the Portuguese language teacher gives students a list of books to read, and develops some activities to verify this reading; d) the performance of the school libraries concerning recreational reading was considered inadequate. Other surveys are suggested, approaching different aspects of the subject.
Assunto: Leitura (Ensino elementar)
Biblioteconomia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933GRN
Data do documento: 1-Jan-1980
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mariahelenadeandrademagalhaes.pdf106.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.