Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QPFZ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | As proposições curriculares da Rede Municipal de Ensino de BeloHorizonte na sala de aula |
Autor(es): | Luiz Carlos Prata |
Primeiro Orientador: | Vanessa Sena Tomaz |
Resumo: | Este trabalho é a descrição de uma pesquisa relativa a implementação das proposições curriculares da RME-BH e a prática de ensino de alguns conteúdos de geometria, com o objetivo de investigar como a proposta metodológica de matemática sugerida no documento da RME-BH foi implementada em turmas do 9º ano em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Foi feito um levantamento das capacidades e conteúdos indicados nas proposições curriculares a partir de observação de aulas, análise de uma avaliação realizada pelos alunos eentrevista com uma professora em uma escola municipal de Belo Horizonte. Vale ressaltar que foram nas aulas de geometria e por meio do resultado da avaliação que se pode verificar como os alunos comportaram-se diante do conteúdo e qual os entendimentos e o desempenho mostrado por eles. A análise permitiu verificar uma diferença entre o proposto e a metodologia adotada pela professora. Apesar de ela ensinar os conteúdos propostos visando ao esenvolvimento de capacidades previstas nas proposições, os alunos não demonstraram ter desenvolvido as capacidades trabalhadas. |
Assunto: | Matemática Geometria Estudo e ensino (Ensino fundamental) Curriculo Avaliação Belo Horizonte |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QPFZ |
Data do documento: | 14-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Matemática Para Professores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_do_luiz_carlos_prata.pdf | 175.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.