Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-95RHVS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Metodologias para análise e caracterização dos sprays de um injetor de injeção direta de gasolina
Autor(es): Marcio Expedito Guzzo
Primeiro Orientador: Jose Eduardo Mautone Barros
Primeiro Coorientador: Rudolf Huebner
Resumo: A crescente demanda atual pelo desenvolvimento de motores de combustão à gasolina com maior rendimento e menor concentração de CO2 nos gases de exaustão trouxe atenção especial aos motores de injeção direta de combustível. Alguns dos fatores que influenciam demaneira significativa o desempenho dos mesmos são as características dos sprays diretamente injetados dentro da câmara de combustão. Uma efetiva atomização tem o papel de propiciar melhor aproveitamento do combustível. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo principal o estabelecimento de estratégias de análises de importantes parâmetros associados aos sprays produzidos por um injetor de injeção direta utilizando água, gasolina e etanol como fluidos de teste. A matéria prima na aquisição de dados para este estudo consistiu nas imagens dos processos de atomização e nos campos de velocidades obtidos pela técnica de Velocimetria por Imagens de Partículas. Uma estratégia matemática foi estabelecida paraidentificar as fronteiras dos sprays através de uma função e um sistema de referência apropriado. Os ângulos dos sprays cônicos, o comprimento de quebra, a penetração, a taxa de penetração, o diâmetro das gotículas, os perfis lineares de velocidades e os perfis de velocidades em arcos centrados no orifício consistiram em importantes parâmetros de estudo deste trabalho. Os resultados mostraram elevadas curvaturas das bordas dos sprays, comprimentos de quebra médios iguais a 0,62 cm para a água, 0,67 cm para o etanolcombustível e 0,78 cm para a gasolina, taxas de penetrações coerentes com os campos de velocidades obtidos por PIV e boa reprodutibilidade das estratégias metodológicas empregadas, sugerindo assim uma efetiva validade das mesmas.
Abstract: The actual increasing demand for developing gasoline internal combustion engines with better efficiency and less CO2 concentration into the exhaust gases causes special attention to the direct injection engines. Some of the factors with significant influence on the performance of such engines are the spray characteristics directly injected into the combustion chamber. An effective atomization gives rises to a better advantage in the use of the fuel. Within its context, this study has the main purpose of settling strategies to examine critically theimportant parameters related to the sprays produced by a direct injection injector using water, gasoline and ethanol as tested fluids. The basis to the data acquisition for this study consisted of images related to the atomization process and the velocity fields obtained by Particle ImageVelocimetry. A mathematical strategy was settled to identify the sprays boundaries through a function and an appropriate reference system. The spray cone angle, the breakup length, the penetration, the rate of penetration, the droplet diameter, the linear velocity profiles and thevelocity profiles related to arcs centered on the orifice were important parameters of this work. The results showed high curvature related to the external spray boundaries, breakup length equals to 0,62 cm for water, 0,67 cm for ethanol and 0,78 cm for gasoline, penetration rates coherent with velocity fields got from PIV technique and good reproductibility of thetaken strategies of studying, suggesting an effective validation.
Assunto: Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-95RHVS
Data do documento: 17-Ago-2012
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