Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-95WHHA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Um clima particular: Ambiente institucional de organizações de ensino superior do sistema privado e sua relação com a produção acadêmica de ênfase em pesquisa
Autor(es): Tulio Silva de Paula
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Pereira Prates
Primeiro membro da banca : Silvio Segundo Salej Higgins
Segundo membro da banca: Maria Tereza Gonzaga Alves
Resumo: O cenário internacional do ensino superior assistiu a uma enorne expansão de matrículas. Esse fenômeno foi acompanhado do processo de diferenciação institucional, associado a estratificação do sistema segundo o prestígio das instituições. Recorremos a sociologia das organizações a fim de avaliar seus impactos sociais. Mudanças nosobjetivos e no público das Instituições de Ensino Superior (IES), surgidas durante ou transformadas com a expansão, tem impacto sobre o ambiente acadêmico e o clima intelectual dessas organizações, e seriam responsáveis por parte do efeito da estratificação institucional. Reunimos informações sobre estudantes de ensino superior em todo o Brasil através do ENADE (2004), e comparamos seu perfil sócio-culturalsegundo a inserção nos sistemas federal e privado a fim de encontrar indícios da diferenciação institucional no sistema de ensino superior brasileiro. Com informações sobre a qualidade acadêmica das IES da rede particular de ensino superior, avaliamos possíveis relações de sua política institucional sobre a produção bibliográfica de professores desse sistema em Belo Horizonte, MG. Nossos resultados indicam que não se pode descartar a plausibilidade da tese de diferenciação institucional no Brasil. Segundo essa tese (PRATES, 2005), o modelo empresarial-gerencialista de administração das IES particulares contradiz a natureza da produção científica de excelência, na medida em que desarticula o ambiente institucional do modelo universitário tradicional: rompimento da autonomia do docente na determinação de sua produção, concentração dos incentivos institucionais (pressão chefe-subordinado, recompensa salarial direta) sobre as atividades de ensino e hora/aula, etc., em detrimento das atividades de pesquisa. Esse seria um dos dilemas enfrentados pelo sistemas de ensino superior brasileiro, graças às características de sua expansão.
Abstract: The international scenario of higher education has seen a huge expansion in enrollment. This phenomenon was accompanied by a process of institutional differentiation, associated with the system stratification according to the prestige of the institutions. We appeal to the sociology of organizations to assess their social impact. Changes in goals and in the public of the Higher Education Institutions (HEIs), arising during or transformed with the expansion, have an impact on the academic and intellectual climate of these organizations, and would account for part of the effect of institutional stratification. Gather information about students of higher education across Brazil through ENADE (2004), and compared their socio-cultural character in accordance with federal and private systems in order to find evidence of institutional differentiation in the higher education system in Brazil. With information about the academic quality of the HEI from private higher education, we evaluate possible relationships of its institutional policy on the academic production of teachers living in Belo Horizonte, MG. Our results indicate that we can not rule out the plausibility of the theory ofinstitutional differentiation in Brazil. According to this thesis (PRATES, 2005), the business model, managerial administration of private HEIs contradicts the nature of scientific excellence, in that dismantles the institutional environment of the traditional university model: disruption of teaching autonomy in determining its production, concentration of institutional incentives (pressure boss-subordinate, direct wage reward)on the activities of teaching and hour/ class, etc., to the detriment of research activities. This would be one of the dilemmas faced by the higher education systems in Brazil, thanks to the characteristics of its expansion.
Assunto: Sociologia
Ensino superior Avaliação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-95WHHA
Data do documento: 27-Jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tulio_silva_de_paula.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.