Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CH46
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A apreciação do gênero poético em contexto não escolar: uma construção de saberes em uma pesquisa de ação colaborativa
Authors: Adriane de Oliveira e Silva
First Advisor: Maria Zelia Versiani Machado
First Co-advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Carlos Augusto Novais
Second Referee: Hercules Toledo Correa
Third Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
metadata.dc.contributor.referee4: Marlucy Alves Paraiso
metadata.dc.contributor.referee5: Marta Passos Pinheiro
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar uma prática de trabalho com o gênero poético fora do contexto escolar, na tentativa de buscar argumentos que possam contribuir para a reflexão sobre a relação de crianças com a poesia. Trata-se da análise de um trabalho intitulado - "Oficinas de Poesias - Letras e Laço", desenvolvido com duas turmas de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal, que atende a crianças moradoras do Aglomerado da Serra. Essas oficinas, realizadas a partir de uma parceria com a Laço -Associação de Apoio Social, com sede no Parque das Mangabeiras, foram elaboradas a partir de uma demanda da referida escola. A expectativa prevista era de que o trabalho pudesse colaborar com o desenvolvimento de melhores relações dos alunos com a escrita e com a leitura, possibilitando também uma melhor inter ação dos estudantes entre si e com o conhecimento de uma forma geral. Para o desenvolvimento desta pesquisa, os dados foram coletados em vídeo, áudio, registro fotográfico, diário de planejamento e de campo das oficinas realizadas, e produções escritas dos alunos. Como metodologia de análise, adotou-se pesquisa-ação de caráter participativo / colaborativo. A metodologia da pesquisa-ação tem por objetivo colaborar com uma análise daquilo que está sendo realizado, colocado em ação, na busca para se alcançar os objetivos propostos. Pretendeu-se, nesta pesquisa, observar e analisar as situações vividas pelos alu nos, nas oficinas Letras e Laço, as quais demonstraram seus interesses pela apreciação do texto poético e favoreceram a presença da palavra entre eles, sobre os fatos vividos, os sentimentos e as emoções.
Abstract: This research aims to analyze a practice of work with the poetic genre outside the school context, in an attempt to find arguments that can contribute to the reflection on the relationship of children to poetry. It is an analysis of a study called "Workshops of Poetry -Letters and Lace", developed with two classes of 4th year students from a Municipal School, which services children living in the slum Aglomerado da Serra. These workshops, promoted by a partnership with Lace- Social Support Association, with headquarters at Mangabeiras park, were elaborated upon the school's demand. The expectation was envisaged that the work could contribute to the development of better relations between students and their writing and reading skills, also allowing a better interaction between st udents themselves and with the knowledge in general. For the development of this research, the data was collected in the forms of video, audio, photographic records, planning and field diary about the workshops performed, and records of written pieces by t he students. As analysis methodology, we adopted action research with a participatory / collaborative character. The methodology of action research aims to collaborate with an analysis of what is being done, put into action, seeking to achieve those goals. It was intended in this study to observe and analyze the situations experienced by students in the workshops Letters and Link, which have shown their interest by the appreciation of poetic text and favored the presence of the word among them, lived on the facts, feelings and emotions.
Subject: Educação
Aprendizagem
Leitura  
Poesia  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CH46
Issue Date: 29-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.