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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96KHZQ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Comportamento de percolação em barragens de enrocamento com núcleo em concreto asfáltico |
Autor(es): | Rodrigo Melo |
primer Tutor: | Terezinha de Jesus Esposito |
primer miembro del tribunal : | Maria das Gracas Gardoni Almeida |
Segundo miembro del tribunal: | Maria Giovana Parizzi |
Tercer miembro del tribunal: | Gustavo Ferreira Simoes |
Resumen: | O cresimento econômico mundial gera um aumento na demanda por água, seja qual for a finalidade, aumentando também a necessidade de construção de barragens para armazenamento e/ou regularização de vazões. A preocupação com o meio ambiente implica, por vezes, dificuldade na seleção de locais ou disponibilidade de materiais, tornando necessária a busca por soluções alternativas. Nessa dissertação o objeto de estudo foram as barragens de enrocamento com núcleo de concreto asfáltico (BENCA). Foram realizadas análises de percolação em uma seção hipotética, variando-se a carga hidráulica e a espessura do núcleo, para avaliação da influência destes no comportamento de fluxo de uma BENCA. As análises deram subsídios para definição de equações para previsão de vazões através do núcleo em concreto asfáltico de uma BENCA. Estes dados podem ser úteis para o pré-dimensionamento de um determinado projeto e avaliação comparativa com outras soluções. |
Abstract: | World economic growth leads to an increase in demand for water, whatever the purpose, also increasing the need for construction of dams for storage and / or adjustment of flow rates. The concern with the environment implies sometimes difficult to select local or availability of materials, making it necessary to search for alternative solutions. In thisdissertation the object of study of rockhll dams with asphalt concrete core (ACC). Analyzes were conducted on a section percolation hypothetical varying the hydraulic load and the thickness of the core, to evaluate the influence of the flow behavior of a dam. The analyzes given input for setting equations to predict flow through the core in a concrete asphalt ACC. These data can be useful for pre-sizing of a particular project and benchmarking with other solutions. |
Asunto: | Engenharia de transportes Barragens de concreto Percolação Enrocamentos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96KHZQ |
Fecha del documento: | 22-jun-2012 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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