Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96MKCR
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Sentidos da experiência universitária para jovens bolsistas do ProUni |
Autor(es): | Brescia Franca Nonato |
Primeiro Orientador: | Geraldo Magela Pereira Leao |
Primeiro membro da banca : | Juarez Tarcisio Dayrell |
Segundo membro da banca: | Claudia Andrea Mayorga Borges |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com jovens universitários de camadas populares que se inseriram em uma universidade privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O presente estudo buscou compreender os sentidos dasexperiências universitárias para esses jovens, a partir dos referenciais teóricos da sociologia da juventude e da sociologia da educação. O estudo de cunho qualitativo utilizou como instrumento metodológico as entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados dez estudantes, cinco alunos do curso de psicologia e cinco alunos dos cursos de enge- nharias da PUC Minas, em um espaço temporal de três a seis meses. A escolha metodológica se alicerçou na literatura de Bernard Lahire, em especial, em seu trabalho intitulado Retratos sociológicos. Com o intuito de melhor contextualizar os dados apreendidos, realizou -se uma revisão bibliográfica sobre a escolarização dos jovens, políticas educacionais voltadas para a expansão do ensino médio e superior no Brasil e o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares no ensino superior, bem como análise de dados e documentos provenientes do MEC e IPEA que pudessem contribuir na reflexão sobre os diferentes sentidos atribuídos à experiência universitária. Evidenciou-se que os sentidos da experiência universitária são distintos, variando conforme o sujeito e o contexto. No entanto, as histórias singulares nos permitiram a reflexão a respeito de configurações mais gerais sobre esse novo público que tem se inserido no ensino superior. |
Abstract: | This study is the result of a research developed with young academics which came from popular social classes who placed themselves into a Private University through the University Program for All (ProUni). This study aimed to comprehend the meanings of those academics experiences, considering theoretical references of young sociology and the educational sociology. The qualitative study had as methodological tool, semistructured interviews. There were interviewed 10 students, 5 from the psychology course and 5 from PUC Minas engineering courses, during at least 3-6 months the whole process. The methodological choice was based on Bernard Lahires literature, specially inspired on his work titled Retratos sociológicos. In order to better contextualize the collected data, there has been done a bibliographic review about the process of youth schooling, educational politics directed to the expansion of high school and college education system in Brazil as well as the access and staying of students from the popular social classes on the college education system in Brazil, including as well an analyses concerning samples and documents from MEC and IPEA that could contribute to the reflection about the different meanings attributed to the academic experience. It became evident that the meaning of the academic experiences are distinct, varying according to the subject and the context. However, the singular histories allow us to reflect upon the general configuration of the new public that is engaged in the superior education system. |
Assunto: | Educação Ensino superior Estudantes universitários Juventude Aspectos sociais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96MKCR |
Data do documento: | 3-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_br_scia_fevereiro_2013_impressao_p_s__revisada_.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.