Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UGVT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Negros e negras na publicidade televisiva: na ótica das educadoras negras da rede municipal de educação de Belo Horizonte
Autor(es): Rosalia Estelita Gregorio Diogo
primer Tutor: Sandra Maria da Mata Azeredo
primer miembro del tribunal : Vera Regina Veiga Franca
Segundo miembro del tribunal: Nilma Lino Gomes
Resumen: A pesquisa teve por objetivo investigar se as educadoras negras da rede municipal de Belo Horizonte utilizam a mídia como referência para perceber a representação social de negros. Especificamente verificar se essas educadoras tinham um olhar crítico sobre a publicidade televisivacom a presença de negros(as). Tínhamos e temos como referência o mito da democracia racial e as desvantagens raciais e sociais pelas quais passam mulheres e homens negros no Brasil. Foram realizados dois grupos focais com 14 educadoras negras que falaram sobre situações de racismo em sua vida pessoal, a importância da mídia na educação escolar e discutiram sobre a apresentação em vídeo de quatro peças publicitárias que usam negras/os. A análise os dados se apoiou na perspectiva sócio-histórica, que considera o significado da fala como sendo a unidade do pensamento e da linguagem constituída no processo social e histórico. Concluímos que todas as educadoras passaram por processos semelhantes no que se refere às situações de racismo, tanto na infância como estudantes, como na vida cotidiana e em especial como educadoras negras.
Abstract: The research aimed to investigate whether black educators in the municipal Belo Horizonte use the media as a reference for understanding the social representation of blacks. Specifically check if these teachers had a critical look at television advertising with the presence of blacks. We have as a reference and the myth of racial democracy and racial and social disadvantages which pass by black men and women in Brazil. Two focus groups were conducted with 14 educators who spoke about black racist situations in his personal life, the importance of media education in school and discussed the video presentation of four advertisements that use black / os. The data analysis was supported in socio-historical perspective, which considers the meaning of speech as the unity ofthought and language constituted in social and historical process. We conclude that all educators have gone through similar processes with regard to situations of racism, both in childhood as students, as in everyday life and especially as black educators.
Asunto: Publicidade
Educadores
Representações sociais
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UGVT
Fecha del documento: 20-may-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___ros_lia___revisada__d_ra.pdf436.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.