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dc.contributor.advisor1Sandra Maria da Mata Azeredopt_BR
dc.contributor.referee1Vera Regina Veiga Francapt_BR
dc.contributor.referee2Nilma Lino Gomespt_BR
dc.creatorRosalia Estelita Gregorio Diogopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:37:28Z-
dc.date.available2019-08-14T11:37:28Z-
dc.date.issued2005-05-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UGVT-
dc.description.abstractThe research aimed to investigate whether black educators in the municipal Belo Horizonte use the media as a reference for understanding the social representation of blacks. Specifically check if these teachers had a critical look at television advertising with the presence of blacks. We have as a reference and the myth of racial democracy and racial and social disadvantages which pass by black men and women in Brazil. Two focus groups were conducted with 14 educators who spoke about black racist situations in his personal life, the importance of media education in school and discussed the video presentation of four advertisements that use black / os. The data analysis was supported in socio-historical perspective, which considers the meaning of speech as the unity ofthought and language constituted in social and historical process. We conclude that all educators have gone through similar processes with regard to situations of racism, both in childhood as students, as in everyday life and especially as black educators.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo investigar se as educadoras negras da rede municipal de Belo Horizonte utilizam a mídia como referência para perceber a representação social de negros. Especificamente verificar se essas educadoras tinham um olhar crítico sobre a publicidade televisivacom a presença de negros(as). Tínhamos e temos como referência o mito da democracia racial e as desvantagens raciais e sociais pelas quais passam mulheres e homens negros no Brasil. Foram realizados dois grupos focais com 14 educadoras negras que falaram sobre situações de racismo em sua vida pessoal, a importância da mídia na educação escolar e discutiram sobre a apresentação em vídeo de quatro peças publicitárias que usam negras/os. A análise os dados se apoiou na perspectiva sócio-histórica, que considera o significado da fala como sendo a unidade do pensamento e da linguagem constituída no processo social e histórico. Concluímos que todas as educadoras passaram por processos semelhantes no que se refere às situações de racismo, tanto na infância como estudantes, como na vida cotidiana e em especial como educadoras negras.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subject.otherPublicidadept_BR
dc.subject.otherEducadorespt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleNegros e negras na publicidade televisiva: na ótica das educadoras negras da rede municipal de educação de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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