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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Perfil de consciência sintática de crianças nascidas prematuras e nascidas a termo: um estudo comparativo aos sete anos de idade
Autor(es): Carolina de Freitas do Carmo
primer Tutor: Erika Maria Parlato-oliveira
primer miembro del tribunal : Thais Cristofaro Alves da Silva
Segundo miembro del tribunal: Izabel Cristina Campolina Miranda
Resumen: Tema: As habilidades metalinguísticas e suas implicações na aquisição da leitura e da escrita são alvo de interesse, principalmente, a partir da década de 1970. Dentre as habilidades metalinguísticas destaca-se a habilidade sintática. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura, a partir de 1971, através de livros e artigos sobre o tema para fornecer informações a fonoaudiólogos, profissionais da saúde e da educação acerca das habilidades sintáticas, visto que essa é uma habilidade ainda pouco estudada. Conclusão: Ao longo do desenvolvimento da criança, a linguagem, tem papel importante na estruturação da comunicação social e também possibilita à criança a aquisição de conhecimentos linguísticos formais, dentre eles a sintaxe, que se mostra relevante devido ao seu papel preditor do sucesso no aprendizado da leitura e da escrita.
Abstract: Background: The metalinguistic skills and their implications on the acquisition of reading and writing are the target of interest mainly from the 1970s. Among the metalinguistic skills stands the ability syntactic. Purpose: To review the literature, since 1971, through books and articles on the subject to provide information to speech therapist, health professionals and teachers about the abilities syntactic since this is a skill still poorly studied. Conclusion: Over the course of child development, language plays a role in structuring of social communication and also allows the child to formal languageacquisition, including the syntax, which seem to be relevant for their role predictor of success in learning to read and writing.
Asunto: Desenvolvimento da linguagem
Educação infantil
Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Cognição
Consciência
Desenvolvimento infantil
Nascimento a termo
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97RGPH
Fecha del documento: 28-feb-2011
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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