Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97XGM2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Patrimônio + educação, políticas de gestão: novas perspectivas, largas possibilidades
Authors: Paula Gomes Cury
First Advisor: Fernanda Borges de Moraes
First Referee: Carmen Aroztegui Massera
Second Referee: Cristina Meneguello
Abstract: Esta dissertação investiga ações de educação patrimonial no Brasil, em sua relação com as políticas públicas na preservação e valorização dos patrimônios, e da gestão e planejamento, contemporâneos, dos espaços urbano-ambientais, as cidades. Parte-se do entendimento que a noção de patrimônio se transformou em decorrência da série de fatores relacionados à conjuntura forjada nas cidades ao longo dos séculos, implicando, assim, a revisão de seus pressupostos e conceitos. A noção contemporânea de patrimônio, alcançada mais precisamente neste último século, foi aquela responsável por introduzir procedimentos de identificação e reconhecimento abrangentes e, portanto, mais inclusivos com relação à diversidade cultural, repercutindo especialmente na questão dos direitos e da cidadania com relação à produção cultural. Por essa razão, o acesso, o reconhecimento de bens culturais diversos, bem como seu usufruto, constituem a tônica que vem perpassando as práticas de educação patrimonial e que são analisadas à luz de teorias do campo da Educação e do Patrimônio, nas suas interfaces e implicações da prática da gestão da cultura e das cidades. A partir daí, busca-se discutir e, deste modo revelar, a aproximação entre tais campos, destacando suas correlações. Novas perspectivas sinalizadas pelos processos de ampliação e renovação conceituais incitam, para o caso da educação patrimonial, largas possibilidades de diálogo e contribuição mútua entre tais campos. Por fim, são discutidos os desafios domundo contemporâneo, assinalando os impactos sobre as ações educativas vinculadas aos patrimônios e sobre suas políticas de gestão.
Abstract: The present work investigates Heritage Educational policies in Brazil, in relation to public policies on the preservation and valuation of heritages, as well as managerial policies from contemporary urban planning. A recognition that the notion of Heritage has been transformed due to a series of factors related to the situation forged in the cities throughout the centuries implies the revision of its assumptions and concepts. This contemporary notion, reached more precisely over the last century, is the one responsible for introducing comprehensive procedures of heritage identification and recognition and, so, more inclusive with respect to cultural diversity, impacting particularly on the issue of rights and citizenship in relation to cultural production. For this reason, access to cultural heritage as well as its fruition and recognition are prevailing practices on heritage education projectsand that are analysed in the light of theories from the field of Education and Heritage, as well as those arising from the practice of management that meets the complex worldof culture and the cities. Thereafter, we seek to discuss and thus reveal a closer relationship between these fields, highlighting their correlations. New perspectives marked by the processes of expansion and renewal of its concepts urge, in the case of heritage education, broad possibilities for dialogue and mutual contribution. Finally, the challenges prominent in the contemporary world are discussed, given its impacts on educational activities linked to heritage and on its managemen policies.
Subject: Patrimônio cultural
Patrimonio Cultural  Preservação
Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97XGM2
Issue Date: 15-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_completo.pdf23.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.