Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BTZA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise do uso do tema marketing no periódico científico Perspectivas em Ciência da Informação
Autor(es): Marilia Aparecida Miguel de Souza
primer Tutor: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Resumen: Busca compreender e analisar em quais contextos específicos o tema marketing está presente nos artigos publicados pelo periódico científico Perspectivas em Ciência da Informação. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se por uma pesquisa de cunho quantitativo-qualitativo, utilizando-se o método da análise de conteúdo. Foi realizada na fase de pré-análise uma leitura superficial para identificar quais termos eram significativos para a área em questão. Posteriormente, nas fases de exploração do material e tratamento dos resultados, foram verificadas as ocorrências e determinada a freqüência desses termos para recorrer à análise interpretativa. Representam o universo da pesquisa 10 artigos publicados no periódico Perspectivas em Ciência da Informação no período de 1996 ao primeiro semestre de 2010. Por meio da análise dos artigos, constatou-se que o tema marketing está sendo aplicado em diversos contextos, como: empresas, unidades de informação, ambiente acadêmico e ambiente virtual. Contudo, a pesquisa demonstra que o marketing ainda não é tão explorado na área da Ciência da Informação.
Abstract: It seeks to understand and analyze the specific contexts in which the marketing theme is present in articles published by the journal Perspectivas em Ciência da Informação. To develop the work we chose to search for quantitative and qualitative nature, using the method of content analysis. Was performed at the pre-analysis of a superficial reading to identify which terms were significant for the area in question. afterwards phases of material exploration and processing of the results were verified and determined the frequency of occurrence of these significant terms to resort to interpretive analysis. Represent the universe of 10 research articles published in the journal Perspectivas em Ciência da Informação from 1996 to the first half of 2010. By analyzing these articles, it was found that the marketing theme is being applied in various contexts, such as business intelligence units, the academic environment and virtual environment. However, research shows that marketing is not as yet explored the area of Information Science.
Asunto: Ciência da informação Periódicos
Ciência da informação
Marketing
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BTZA
Fecha del documento: 6-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_gei_marilia_an_lise_do_uso_do_termo_marketing_no_peri_dico....pdf337.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.