Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVWD
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Identificação das necessidades informacionais e comportamento de busca dos usuários da Biblioteca Central da UFMG: ênfase nos alunos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Instituto de Ciências Biológicas
Autor(es): Cleide Vieira de Faria
primer Tutor: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
primer miembro del tribunal : Claudio Paixao Anastacio de Paula
Resumen: Este trabalho traz um estudo realizado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais. A meta foi diagnosticar as necessidades informacionais e conhecer o comportamento de busca informacional dos alunos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Instituto de Ciências Biológicas, usuários reais e potenciais da Biblioteca Central. Adotou-se um método misto de pesquisa quantitativo e qualitativo que teve como propósito alcançar uma visão aprofundada e obter informações. Para tanto, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados:entrevista semi-estruturada com docentes, questionário online e entrevista semiestruturada,através da técnica do incidente crítico, aos discentes. Os resultados apontaram que as necessidades de informação são atendidas por meio de livrostexto,sendo considerados pelos respondentes os mais conhecidos, mais relevantes e mais utilizados, além do fato de ser a fonte mais recomendada pelos professores.Constatou-se também que a maioria dos usuários possui o comportamento de buscar informação no acervo da biblioteca, internet e na ferramenta moodle.
Abstract: This work presents a study conducted at the Central Library of Federal University of Minas Gerais. The goal was to diagnose and meet the informational needs of information seeking behavior of undergraduate students at the Institute of Mathematical Sciences and Institute of Biological Sciences, actual and potential users of the Central Library. We adopted a mixed method quantitative and qualitative research that had as purpose to reach an in depth look and information. To this end,three instruments were used for data collection: semi-structured interviews with teachers, online survey and semi-structured interview, using the technique of critical incident, to the students. The results indicated that information needs are met through textbooks and are considered by respondents as the best known, most relevant and applied, besides being a source recommended by most teachers. It wasalso found that most users have the behavior of seeking information on library resources, internet tool and Moodle.
Asunto: Bibliotecas universitarias Estudo de usuarios
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVWD
Fecha del documento: 28-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_cleide_23_05_2011.pdf2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.