Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVWD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Bogliolo Sirihal Duartept_BR
dc.contributor.referee1Claudio Paixao Anastacio de Paulapt_BR
dc.creatorCleide Vieira de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:27:53Z-
dc.date.available2019-08-10T22:27:53Z-
dc.date.issued2010-12-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVWD-
dc.description.abstractThis work presents a study conducted at the Central Library of Federal University of Minas Gerais. The goal was to diagnose and meet the informational needs of information seeking behavior of undergraduate students at the Institute of Mathematical Sciences and Institute of Biological Sciences, actual and potential users of the Central Library. We adopted a mixed method quantitative and qualitative research that had as purpose to reach an in depth look and information. To this end,three instruments were used for data collection: semi-structured interviews with teachers, online survey and semi-structured interview, using the technique of critical incident, to the students. The results indicated that information needs are met through textbooks and are considered by respondents as the best known, most relevant and applied, besides being a source recommended by most teachers. It wasalso found that most users have the behavior of seeking information on library resources, internet tool and Moodle.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz um estudo realizado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais. A meta foi diagnosticar as necessidades informacionais e conhecer o comportamento de busca informacional dos alunos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Instituto de Ciências Biológicas, usuários reais e potenciais da Biblioteca Central. Adotou-se um método misto de pesquisa quantitativo e qualitativo que teve como propósito alcançar uma visão aprofundada e obter informações. Para tanto, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados:entrevista semi-estruturada com docentes, questionário online e entrevista semiestruturada,através da técnica do incidente crítico, aos discentes. Os resultados apontaram que as necessidades de informação são atendidas por meio de livrostexto,sendo considerados pelos respondentes os mais conhecidos, mais relevantes e mais utilizados, além do fato de ser a fonte mais recomendada pelos professores.Constatou-se também que a maioria dos usuários possui o comportamento de buscar informação no acervo da biblioteca, internet e na ferramenta moodle.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Central da UFMGpt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectNecessidade informacionalpt_BR
dc.subjectComportamento de busca de informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas universitarias Estudo de usuariospt_BR
dc.titleIdentificação das necessidades informacionais e comportamento de busca dos usuários da Biblioteca Central da UFMG: ênfase nos alunos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_cleide_23_05_2011.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.