Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99GK5E
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cenografia: um outro modo de experimentar e de praticar
Autor(es): Cristiano Cezarino Rodrigues
primer Tutor: Jose dos Santos Cabral Filho
primer miembro del tribunal : Carlos Antonio Leite Brandao
Segundo miembro del tribunal: Stephane Denis Albert Rene Huchet
Tercer miembro del tribunal: Evelyn Furquim Werneck
Cuarto miembro del tribunal: Daniela Kutschat Hanns
Resumen: O objetivo desta pesquisa é propor um arcabouço teórico que auxilie nas análises sobre a cenografia contemporânea e, consequentemente, nos seus processos de concepção. A partir de questões suscitadas pela análise do desenvolvimento de trabalhos práticos, alguns operadores são elencados no intuito de compreender como o espaço cênico caracteriza-se atualmente. Tomou-se como hipótese que a cenografia opera de modo a conformar um território que favorece possíveis relações alternativas entre ação e recepção. A partir disso, pode-se questionar se a cenografia pode promover uma participação mais envolvente da recepção, e se ela é capaz de mudar a relação entre cena e público. Percebe-se que as artes cênicas e performáticas contemporâneas desenvolveram vários procedimentos que ampliam aperformatividade do evento cênico, e isso repercute na noção de teatralidade. Assim, pretende-se compreender como a cenografia contemporânea é concebida como uma prática espacial relacional. Percebe-se que uma intensa investigação acerca dos diversos modos que definem as relações entre ação e recepção influi diretamente na criação da espacialidade teatral. Essa mudança de paradigma afeta a própria ideia de cenografia: esta se torna uma prática espacial que é praticada, atualmente, de modo a catalisar fluxos e codificar os corpos eos movimentos daqueles que se envolvem no evento cênico.
Abstract: The aim of this research is to propose a theoretical framework that assists in the analysis of the contemporary scenography and, consequently, in their design processes. From the analysis of the issues raised by the development of practical works, some operators are listed in order to understand how the performing space is characterized nowadays. It is taken as hypothesis that the scenography operates to settle a territory that promotes possible alternative relations between action and reception. From this, one might question whether the scenography can promote a more engaging reception, and whether it is able to change the relationship between stage and audience. Perceives it is perceived that the contemporary performing arts and have developed several procedures that extend the performative and theatrical event that, in this turn, affects the notion of theatricality. Thus, we intend to understand how contemporary stage design is conceived as a relational practice space. One realizes that an intensive investigation on the different ways that define the relationship between action and receptiondirectly influences the creation of theatrical spatiality. This change of paradigm affects the very idea of scenography: it becomes a spatial practice that is practiced today, in order to catalyze flows and encode the bodies and movements of those who engage in scenic event.
Asunto: Teatros Cenografia e cenarios
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99GK5E
Fecha del documento: 21-mar-2013
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_cristiano_cezarino_rodrigues.pdf73.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.