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dc.contributor.advisor1Paulo Roberto Pereira Anderypt_BR
dc.creatorGlêdson Pereira Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:43:07Z-
dc.date.available2019-08-10T14:43:07Z-
dc.date.issued2011-10-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A3G3D-
dc.description.resumoNas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.Após a década de 70 o mundo se viu iniciando uma revolução conceitual nas estruturas e na gestão das empresas, principalmente após a criação do Project Management Institute (PMI), entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento da metodologia de gerenciamento de projetos em todos os fins. Hoje, séculos depois a indústria da construção civil, braço industrial mais atrasado do pais, inicia mesmo ainda de forma tímida a adesão aos conceitos da gestão projetizada do PMI. Está transição já estava sendo esperada, pois o mercado da Construção Civil, formado por milhares de empresas de estrutura família e não profissionalizada, passam por um desafio, nunca visto antes, impulsionados por: crescimento econômico interno, investimentos em infraestrutura e principalmente disponibilidade de crédito. Está constatação ficou mais clara após a Crise Mundial de 2008, pois certamente fez voltar o foco do mercado, visto a concorrência feroz, para a diferenciação visando combater a competitividade com resultados cada vez maiores e redução de perdas. Num mercado composto por mais de 100 mil empresas, donde apenas 2% deste todo são responsáveis por quase 98% do faturamento obtido, percebe-se ainda, que grande parte das obras baseia-se nos conhecimentos dos seus próprios engenheiros, não utilizando índices e normas para melhor planejar e controlar os projetos. Em princípio não há nada de errado, porém, empresas que aplicaram as técnicas de gestão de projetos historicamente obtém uma melhor performance de 20 a 30%.Esta pesquisa tem como propósito mostrar à importância de se adotar as boas práticas na gestão de projetos da construção civil, no planejamento e controle da produção de uma obra tornando-a mais eficiente e rentável.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherEngenharia civilpt_BR
dc.subject.otherAdministração de projetospt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.titleGestão de operações em obras imobiliárias: um foco na metodologia PMIpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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