Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ADFGT
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ilustração botânica de um Brasil desconhecido
Authors: Rosa Maria Alves Pereira
First Advisor: Ana Isabel D. Correia
First Co-advisor: Pedro Salgado
Abstract: Objetivando dar visibilidade ao acervo da Viagem Philosophica do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, para demonstrar a real importância deste seu grandioso feito na esfera da Botânica, ciência agraciada com a maior parte de suas coletas no Brasil, este estudo explora, nos planos teórico e prático, um caso em que a Ilustração Científica agrega valor histórico ao trabalho realizado pelo maior naturalista brasileiro de todos os tempos. Na pesquisa teórica, constatou-se a crucial importância da Ilustração Científica no âmbito da revolução das ciências fomentada no século XVIII pelo império português, com vistas à exploração das riquezas naturais de suas colônias em viagens exploratórias de caráter político-econômico, destacando-se os resultados desta expedição à Amazônia e Cerrado brasileiros ocorrida entre 1783 e 1792, que revelou, na precisão das formas e cores brotadas das mãos dos desenhadores José Joaquim Freire e Joaquim José Codina, as riquezas de seu solo, de sua fauna, de sua flora, de sua gente e de sua cultura; identificou-se o conjunto de elementos científicos coadjuvantes constituído pelos jardins botânicos com suas plantas vivas e pelos museus de ciênciais naturais com seus herbários e suas coleções de exsicatas, como importantes interlocutores históricos no processo de reconstituição da Viagem Philosophica e dos rumos dados ao valioso acervo científico conquistado, em decorrência dos destrutivos acontecimentos políticos e das tragédias naturais que marcaram a época, determinantes da perda e extravio de boa parte das memórias e das coletas enviadas para Lisboa; elucidou-se a improcedência da informação da morte do desenhador Joaquim José Codina no decurso da expedição, em vista de documento comprobatório de seu retorno a Lisboa com o colega desenhador, os dois preparadores índios e o cientista Alexandre Rodrigues Ferreira; e ressaltou-se a magnitude da beleza e utilidade da Ilustração Botânica, possibilitando um entendimento consistente tanto dos elementos e fatores que ditam e conformam o processo de sua criação, como do potencial de ensinamento e aprendizado que ela encerra no bojo de seu conteúdo científico. Na pesquisa de campo, a partir de metodologia centrada na observação detida de exsicatas preservadas há mais de dois séculos através de lupa binocular, na escolha da técnica de aquarela e na prévia definição dos detalhes de composição adotados no processo ilustrativo, a partir de evidências como as cicatrizes foliares no caule, reveladoras de fissuras, presença ou ausência de casca, rachaduras e torções, e da identificação de texturas e estruturas de sustentação, além da tomada das medidas de comprimento do espécime incluindo o pecíolo e a largura máxima da lâmina foliar, criou-se e desenvolveu-se uma técnica específica de reconstituição através do desenho de plantas herborizadas, dando-lhes a aparência de plantas vivas, que possibilitou a criação do catálogo de 16 aquarelas criado por esta autora intitulado Brasil Desconhecido.
Abstract: In order to give visibility to the collection of the Philosophical Journey from the naturalist Alexandre Rodrigues Ferreira, and to demonstrate the real importance of his great legacy in the realm of botany, a science awarded with most of his collections in Brazil, this study explores the theoretical and practical aspects of the Scientific Illustration, and adds historical value to the work of the greatest Brazilian naturalist of all times. In theoretical research, the crucial importance of Scientific Illustration to the scientific revolution fomented in the eighteenth century by the Portuguese empire was detached. The Portuguese exploited the natural wealth of their colonies in voyages of political and economic interests. These expeditions to the Brazilian Amazon and Cerrado from 1783 to 1792 revealed the accuracy of shapes and colors by the hands of the designers José Joaquim Freire and Joaquim José Codina, as well as the richness of the soil, fauna, flora, people and culture. The main historical organizations that permitted the reconstruction of the Philosophical Journey were the Botanical Gardens with their living plants, and the Museums of Natural Sciences with their herbaria and collections of exsiccates. These organizations were also fundamental to the discovering of the fate of the valuable scientific collection which passed by the destructive political events and natural disasters that marked the era, and were determinant for the knowledge on the loss and misdelivering of much of the memories and collections sent to Lisbon. The wrong information about the death of the designer José Joaquim Codina during the expedition route was proved to be false due to the analyses of a document proving his return to Lisbon with a fellow designer, two Indians and the scientist Alexandre Rodrigues Ferreira. Also, the magnitude of the beauty and usefulness of Botanical Illustration enabled a consistent understanding of both the elements and factors that dictated and structured the process of its creation, as well as the potential for teaching and learning inserted in its scientific content. In field research, the methodology centered on the observation of dry preserved 200 years-old specimens under a stereomicroscope, the choice of watercolor technique, and the preliminary definition of the details of composition. Details such as the evidence of the leaf scars on the stem with their corresponding cracks, presence or absence of bark, cracks and kinks, identification of textures and supporting structures, together with measurements, such as the length of the specimen including the petiole, and the maximum width of the leaf blade were observed. This detailed observation permitted the creation and development of a specific technique for reconstruction drawing of herborized plants with the appearance of living plants, which enabled the creation of the catalog with 16 watercolors entitled "Unknown Brazil", made by this author.
Subject: Ferreira, Alexandre Rodrigues, 1756-1815
Botânica
Jardins botânicos
Ilustrações científicas
História
Ciência História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ADFGT
Issue Date: 2-Jun-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertação_Rosa Maria Alves Pereira.pdf15.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.