Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
Autor(es): | Wellington Rodrigues Teixeira |
Primeiro Orientador: | Rosilene Siray Bicalho |
Resumo: | Em função das necessidades de mudanças nas propostas de ensino para uma maior valorização da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, o ensino investigativo propõe que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento e o professor passa de detentor deste conhecimento para um mediador. Através de uma proposta investigativa este trabalho visa verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre uma das etapas do tema fermentação alcoólica. Os instrumentos para avaliação foram: aplicação de um questionário contendo questões sobre o tema, aplicado para as turmas participantes,observação do pesquisador e análise dos relatórios. Os resultados mostraram que o método investigativo de ensino tem um grande potencial a ser explorado mas exige tempo para sua implantação e adaptação. Foi possível constatar também que o método investigativo exige muito empenho do professor na elaboração e aplicação das atividades. De um modo geral, os alunos do método investigativo assimilam melhor o tema e demonstram mais facilmente as dificuldades no entendimento do processo ou objeto estudado se comparado ao ensino tradicional transmissivo. |
Assunto: | Educação Fermentação Ciência Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE |
Data do documento: | 15-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf | 256.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.