Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGNQ
Type: Monografias de Especialização
Title: Pilhas feitas com batatas ou limões: uma proposta de atividade prática de ensino de ciências por investigação
Authors: Otoniel Fernandez Vidal
First Advisor: Ronaldo Marchezini
Abstract: O presente trabalho baseou-se na metodologia de ensino de ciências por investigação, com o método de intervenção da pesquisa ação apoiada na teoria sócio-interacionista de Vigotsky, com ênfase na relação entre os conceitos espontâneos e os científicos, assim como no desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDPr). As atividades investigativas foram efetuadas em três turmas de segundo ano de Ensino Médio, no horário da manhã, numa escola da rede pública do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Verificou-se, ao longo de todo o processo da pesquisa, um aumento visível da motivação e interesse dos alunos assim como um incremento significativo na assimilação dos principais conceitos relativos às pilhas clássicas e das alternativas (as construídas com batata e limão). Atividades práticas investigativas compartilhadas pelo professor interventor com os alunos em debates, pesquisas bibliográficas e pela internet, um experimento investigativo em sala de aula, e exames de conteúdo sobre pilhas constituíram a intervenção; as atividades de pesquisa estiveram vinculadas ao cotidiano dos alunos, como uso de aparelhos eletrônicos (calculadoras, computadores, relógios digitais, rádios portáteis, etc.).
Abstract: This study was based on the methodology of teaching science through research, the method of intervention action research supported the Vygotskys theory of social interaction, with emphasis on the relationship between spontaneous and scientific concepts, as well as the development of the Proximal Development Zone (ZDP). The investigative activities were performed in three groups of second year of high school, in the morning hours, in a public state school of Minas Gerais, Belo Horizonte. There was, throughout the survey process, a visible increase the student motivation and interest as well as a significant increase in uptake of the key concepts concerning the classical and alternative battery (built with the potatoes and lemom). Activities investigative practices shared by intervening teacher with students in discussions, library research and the internet, an investigative experiment in class, exams and content on batteries formed the intervention; research activities were linked to students' daily lives, such as use electronic devices (calculators, computers, digital watches, portable radios, etc.).
Subject: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
Energia  Fontes alternativas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGNQ
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_otoniel_fern_ndez_vidal.pdf620.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.