Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa |
Authors: | Aline Cristina Ribeiro da Mata |
First Advisor: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | Este trabalho propôs uma sequência didática para o conteúdo metodologia científica, temática abordada nas aulas de Ciências e Biologia. Dentro desse assunto, a verdade em ciências foi discutida inicialmente após a leitura de um texto problematizador, como introdução do trabalho. Depois das reflexões, a atividade de investigação foi norteada pelas crendices populares, com o objetivo de agregar autilização de assuntos do senso comum para inserir os conceitos científicos. Dessa maneira, foi abordada em todas as aulas as características do ensino investigativo, como a valorização da autonomia dos estudantes em sala de aula no levantamento de hipóteses, o posicionamento crítico na resolução de problemas, a proposição demetodologias e a divulgação das conclusões. |
Subject: | Educação Ciência Estudo e ensino Credulidade Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV |
Issue Date: | 2-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_vers_o_finalizada.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.