Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino de química a partir de uma demanda social: as dioxinas |
Autor(es): | Cibele Silva Mariz |
Primeiro Orientador: | Nilma Soares da Silva |
Resumo: | Segundo Driver et all (1999), o papel do professor de ciências, ultrapassa organizar o processo pelo qual os alunos geram significados sobre o mundo natural, se fazendo necessário como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao processo de aprendizagem. E, desta forma, aprender ciências implica que os estudantes sejam levados a uma formadiferente de pensar o mundo natural e explicá-lo. Diante disso, e a partir de um problema social levado à escola por moradores da cidade de Prudente de Morais (MG), foi estabelecido, no ano de 2011, com oitoturmas de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, na disciplina de química, um projeto constituído de uma sequência de aulas, nas quais a intenção era promover a alfabetização científica e a instrumentalização dos estudantes no que se refere ao entendimento e posicionamento a respeito do problema em questão, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. No presente trabalho, foi relatada esta experiência, vivenciada durante a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática, cujo foco de ensino foram as dioxinas, uma classe de compostos organoclorados, que se formam essencialmentecomo subprodutos não intencionais numa série de processos químicos, bem como em quase todos os processos de combustão. Têm alta capacidade de persistência, e sabe-se que a exposição à estra classe de compostos pode levar a uma série de efeitos danosos à saúde humana. A sequência foi analisada quanto às perspectivas de uma atividade focada em CTS e através da ferramenta de análise de ações e construção de significados em sala de aula, produzindo discursos e posturas entre os alunos que revelaram um resultado satisfatório da proposta. |
Assunto: | Educação Quimica Estudo e ensino Ciencia Aspectos sociais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT |
Data do documento: | 15-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci_2012___cibele_silva_mariz_de_matos.pdf | 665.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.