Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de química a partir de uma demanda social: as dioxinas
Autor(es): Cibele Silva Mariz
Primeiro Orientador: Nilma Soares da Silva
Resumo: Segundo Driver et all (1999), o papel do professor de ciências, ultrapassa organizar o processo pelo qual os alunos geram significados sobre o mundo natural, se fazendo necessário como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao processo de aprendizagem. E, desta forma, aprender ciências implica que os estudantes sejam levados a uma formadiferente de pensar o mundo natural e explicá-lo. Diante disso, e a partir de um problema social levado à escola por moradores da cidade de Prudente de Morais (MG), foi estabelecido, no ano de 2011, com oitoturmas de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, na disciplina de química, um projeto constituído de uma sequência de aulas, nas quais a intenção era promover a alfabetização científica e a instrumentalização dos estudantes no que se refere ao entendimento e posicionamento a respeito do problema em questão, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. No presente trabalho, foi relatada esta experiência, vivenciada durante a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática, cujo foco de ensino foram as dioxinas, uma classe de compostos organoclorados, que se formam essencialmentecomo subprodutos não intencionais numa série de processos químicos, bem como em quase todos os processos de combustão. Têm alta capacidade de persistência, e sabe-se que a exposição à estra classe de compostos pode levar a uma série de efeitos danosos à saúde humana. A sequência foi analisada quanto às perspectivas de uma atividade focada em CTS e através da ferramenta de análise de ações e construção de significados em sala de aula, produzindo discursos e posturas entre os alunos que revelaram um resultado satisfatório da proposta.
Assunto: Educação
Quimica  Estudo e ensino
Ciencia Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT
Data do documento: 15-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_enci_2012___cibele_silva_mariz_de_matos.pdf665.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.