Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Cibele Silva Mariz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:08:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT | - |
dc.description.resumo | Segundo Driver et all (1999), o papel do professor de ciências, ultrapassa organizar o processo pelo qual os alunos geram significados sobre o mundo natural, se fazendo necessário como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao processo de aprendizagem. E, desta forma, aprender ciências implica que os estudantes sejam levados a uma formadiferente de pensar o mundo natural e explicá-lo. Diante disso, e a partir de um problema social levado à escola por moradores da cidade de Prudente de Morais (MG), foi estabelecido, no ano de 2011, com oitoturmas de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, na disciplina de química, um projeto constituído de uma sequência de aulas, nas quais a intenção era promover a alfabetização científica e a instrumentalização dos estudantes no que se refere ao entendimento e posicionamento a respeito do problema em questão, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. No presente trabalho, foi relatada esta experiência, vivenciada durante a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática, cujo foco de ensino foram as dioxinas, uma classe de compostos organoclorados, que se formam essencialmentecomo subprodutos não intencionais numa série de processos químicos, bem como em quase todos os processos de combustão. Têm alta capacidade de persistência, e sabe-se que a exposição à estra classe de compostos pode levar a uma série de efeitos danosos à saúde humana. A sequência foi analisada quanto às perspectivas de uma atividade focada em CTS e através da ferramenta de análise de ações e construção de significados em sala de aula, produzindo discursos e posturas entre os alunos que revelaram um resultado satisfatório da proposta. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Quimica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencia Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | O ensino de química a partir de uma demanda social: as dioxinas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci_2012___cibele_silva_mariz_de_matos.pdf | 665.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.