Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorCibele Silva Marizpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:08:30Z-
dc.date.available2019-08-10T16:08:30Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJDT-
dc.description.resumoSegundo Driver et all (1999), o papel do professor de ciências, ultrapassa organizar o processo pelo qual os alunos geram significados sobre o mundo natural, se fazendo necessário como mediador entre o conhecimento científico e os aprendizes, auxiliando-os a conferir sentido pessoal ao processo de aprendizagem. E, desta forma, aprender ciências implica que os estudantes sejam levados a uma formadiferente de pensar o mundo natural e explicá-lo. Diante disso, e a partir de um problema social levado à escola por moradores da cidade de Prudente de Morais (MG), foi estabelecido, no ano de 2011, com oitoturmas de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, na disciplina de química, um projeto constituído de uma sequência de aulas, nas quais a intenção era promover a alfabetização científica e a instrumentalização dos estudantes no que se refere ao entendimento e posicionamento a respeito do problema em questão, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania. No presente trabalho, foi relatada esta experiência, vivenciada durante a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequencia didática, cujo foco de ensino foram as dioxinas, uma classe de compostos organoclorados, que se formam essencialmentecomo subprodutos não intencionais numa série de processos químicos, bem como em quase todos os processos de combustão. Têm alta capacidade de persistência, e sabe-se que a exposição à estra classe de compostos pode levar a uma série de efeitos danosos à saúde humana. A sequência foi analisada quanto às perspectivas de uma atividade focada em CTS e através da ferramenta de análise de ações e construção de significados em sala de aula, produzindo discursos e posturas entre os alunos que revelaram um resultado satisfatório da proposta.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuimica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiencia Aspectos sociaispt_BR
dc.titleO ensino de química a partir de uma demanda social: as dioxinaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_enci_2012___cibele_silva_mariz_de_matos.pdf665.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.