Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJTF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Uma abordagem investigativa com alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre o tema automedicação
Autor(es): Glauce Theozires Ferraz Duarte Rios
Primeiro Orientador: Mairy Barbosa Loureiro dos Santos
Resumo: Este trabalho relata uma proposta de ensino para introduzir o conteúdo diversidade dos materiais dando enfoque no tema automedicação. A proposta foi realizada com 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Madre Carmelita. Assim, para investigar o nível de informações dos alunos sobre automedicação e a possível relação com as aulas de ciências, propus algumas questões que foram respondidas livremente pela turma. As informações coletadas junto aos alunos foram analisadas, servindo de base para planejar as atividades seguintes. Com essas atividades, foi promovido um processo de investigação sobre o tema automedicação com o conteúdo diversidade dos materiais, na tentativa de transformar o ensino de ciências em algo mais significante e útil na formação dos jovens como cidadãos. Os resultados obtidos pelos alunos foram que a turma utiliza com maior frequência os medicamentos: Paracetamol e Dipirona. Através das atividades os alunos perceberam que não há medicamentos totalmente seguros nem totalmente tóxicos. Muitos consideraram a automedicação um processo potencialmente maléfico à saúde individual e coletiva. Notaram ainda que a diferença entre remédio e veneno é a dosagem e que o uso irracional de medicamentos pode causar desde efeitos indesejáveis e agressões ao sistema digestivo, até resistência bacteriana, reações alérgicas e mascaramento de doenças. A turma chegou à conclusão que a automedicação feita de forma correta pode trazer benefícios para a saúde, e no contexto dos países pobres, poderia ser considerada como uma necessidade, com função complementar aos sistemas de saúde.
Assunto: Automedicação
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJTF
Data do documento: 15-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_glauce_theozires_ferraz_duarte_rios.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.