Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJTF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mairy Barbosa Loureiro dos Santospt_BR
dc.creatorGlauce Theozires Ferraz Duarte Riospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:05:56Z-
dc.date.available2019-08-11T06:05:56Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJTF-
dc.description.resumoEste trabalho relata uma proposta de ensino para introduzir o conteúdo diversidade dos materiais dando enfoque no tema automedicação. A proposta foi realizada com 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Madre Carmelita. Assim, para investigar o nível de informações dos alunos sobre automedicação e a possível relação com as aulas de ciências, propus algumas questões que foram respondidas livremente pela turma. As informações coletadas junto aos alunos foram analisadas, servindo de base para planejar as atividades seguintes. Com essas atividades, foi promovido um processo de investigação sobre o tema automedicação com o conteúdo diversidade dos materiais, na tentativa de transformar o ensino de ciências em algo mais significante e útil na formação dos jovens como cidadãos. Os resultados obtidos pelos alunos foram que a turma utiliza com maior frequência os medicamentos: Paracetamol e Dipirona. Através das atividades os alunos perceberam que não há medicamentos totalmente seguros nem totalmente tóxicos. Muitos consideraram a automedicação um processo potencialmente maléfico à saúde individual e coletiva. Notaram ainda que a diferença entre remédio e veneno é a dosagem e que o uso irracional de medicamentos pode causar desde efeitos indesejáveis e agressões ao sistema digestivo, até resistência bacteriana, reações alérgicas e mascaramento de doenças. A turma chegou à conclusão que a automedicação feita de forma correta pode trazer benefícios para a saúde, e no contexto dos países pobres, poderia ser considerada como uma necessidade, com função complementar aos sistemas de saúde.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherAutomedicaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma abordagem investigativa com alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre o tema automedicaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_glauce_theozires_ferraz_duarte_rios.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.