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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK3Z
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lucia Maria Porto de Paula | pt_BR |
dc.creator | Karine Grazielle Silva dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T21:39:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T21:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK3Z | - |
dc.description.resumo | No ensino-aprendizagem da fotossíntese são importantes estratégias que possibilitem aos alunos o conhecimento significativo do conteúdo. Uma das alternativas para diferenciar as aulas são as atividades investigativas, que favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades como: observação, reflexão, astúcia, ação e flexibilidade; além de envolvê-los com o saber científico. Sendo assim, a pesquisa buscou avaliar a importância em associar atividades investigativas ao ensino-aprendizagem da fotossíntese. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, participaram deste estudo 30 alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de base quanti-qualitativa. Para análise dos dados foi realizado pré-teste, observação, anotações e pós-teste. Os resultados do pré-teste apontaram que os estudantes não possuem muito interesse pelo conteúdo de fotossíntese e não o compreendem bem. Na busca de possíveis soluções para esta problemática foram aplicadas aos alunos atividades investigativas para tentar estimular o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo. Durante a aplicação das atividades, observou-se que os alunos demostraram maior interesse e curiosidade pelo conteúdo. Os resultados do estudo além de demonstrar a contribuição das atividades investigativas no ensino-aprendizagem da fotossíntese também evidenciaram as concepções errôneas dos estudantes sobre o tema. Por exemplo, a maioria dos estudantes antes da aplicação das atividades investigativas considerava a fotossíntese como a respiração das plantas. Com a aplicação do pós-teste pode-se constatar que houve melhor compreensão do conteúdo abordado. Conclui-se que a utilização de atividades investigativas no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese constitui uma boa ferramenta para aprimorar a compreensão dos alunos sobre o tema. Apresenta-se também atividades investigativas sobre o tema de forma a propiciar ao professor um material de apoio e consulta. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da fotossíntese | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Fotossíntese | pt_BR |
dc.title | Atividade investigativa: uma proposta para o ensino-aprendizagem da fotossíntese | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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monografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdf | 713.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
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