Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK7U
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira | pt_BR |
dc.creator | Keila Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T01:48:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T01:48:18Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK7U | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um relato de experiência cujo objetivo é mostrar os limites e as possibilidades que a estratégia de ensino por investigação pode oferecer ao processo ensino-aprendizagem do conteúdo específico de Física acerca do tema energia. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação educacional, a abordagem do tema foi obtida através do projeto Consumo de energia: Nossos hábitos, nosso futuro desenvolvido com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Piumhi, Minas Gerais. A análise de dados foi realizada a partir das produções dos estudantes, grupo focal e aplicação de questionário. Através dos resultados, foram produzidas evidências de que o projeto investigativo além de favorecer o maior envolvimento e participação dos estudantes, promove: sensibilização, mudança de comportamento, construção do conhecimento e sua socialização frente ao tema energia. Verificou-se também que é preciso se adaptar para formar estudantes participativos, críticos e obter uma aprendizagem mais efetiva. Isto pode ser favorecido com aulas alternativas que favoreçam a interação e a autonomia dos estudantes, sendo que a abordagem investigativa é um meio importante para que ocorra essa diversificação no processo ensino-aprendizagem em sala de aula. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Projeto investigativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Consumo de energia | pt_BR |
dc.subject.other | Fisica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Energia elétrica Consumo | pt_BR |
dc.title | Consumo de energia: Nossos hábitos, nosso futuro. Um projeto com caráter investigativo | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_keila_silva.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.