Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFGV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Brincando com o solo: um jogo didático como estratégia dinamizadora para o ensino de ciências
Autor(es): Tatiana Pereira de Castro
Primeiro Orientador: Beatriz Pinheiro Pinto
Primeiro membro da banca : Iria Luiza de Castro Melgaco Vieira
Resumo: A literatura científica sugere que a escola proporcione aos estudantes um ambiente no qual eles possam vivenciar o conhecimento, de modo que consigam extrapolar seus saberes para além dos limites da sala de aula, resultando em maior motivação e interesse. Atualmente, a abordagem pedagógica tradicional passa por fortes críticas e os educadores convocados a analisar seus métodos, técnicas e concepções de ensino, a fim de promover uma aprendizagem de maior qualidade. Assim, como uma das estratégias alternativas para o ensino de Ciências, os jogos didáticos objetivam dinamizar a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, educar não se limita a repassar informações e os conhecimentos tornam-se contextualizados. O jogo Brincando com o Solo foi o foco do presente trabalho de investigação, em que foi possível refletir sobre as ações de planejamento, aplicação e contribuição de jogos didáticos para os processos de ensino e aprendizagem. O jogo didático foi uma atividade investigativa, desenvolvida com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em que se abordou o tema solo e forneceu um meio para fixar os conceitos em desenvolvimento nas aulas de Ciências. Antes e depois do jogo, os estudantes realizaram avaliações, cujas notas foram submetidas ao teste de correlação para confirmar que a aprendizagem não pode ser atribuída somente ao jogo didático. Entretanto, a partir das observações feitas pela investigadora, conclui-se que o jogo Brincando com o Solo torna as aulas de Ciências mais descontraídas, interessantes e contextualizadas, contribuindo para a revisão de conceitos relacionados ao tema solo.
Assunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Jogos educativos
Solos  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFGV
Data do documento: 15-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vers_o_final_da_monografia___tatiana.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.