Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFGV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Beatriz Pinheiro Pintopt_BR
dc.contributor.referee1Iria Luiza de Castro Melgaco Vieirapt_BR
dc.creatorTatiana Pereira de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:40:10Z-
dc.date.available2019-08-13T03:40:10Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFGV-
dc.description.resumoA literatura científica sugere que a escola proporcione aos estudantes um ambiente no qual eles possam vivenciar o conhecimento, de modo que consigam extrapolar seus saberes para além dos limites da sala de aula, resultando em maior motivação e interesse. Atualmente, a abordagem pedagógica tradicional passa por fortes críticas e os educadores convocados a analisar seus métodos, técnicas e concepções de ensino, a fim de promover uma aprendizagem de maior qualidade. Assim, como uma das estratégias alternativas para o ensino de Ciências, os jogos didáticos objetivam dinamizar a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, educar não se limita a repassar informações e os conhecimentos tornam-se contextualizados. O jogo Brincando com o Solo foi o foco do presente trabalho de investigação, em que foi possível refletir sobre as ações de planejamento, aplicação e contribuição de jogos didáticos para os processos de ensino e aprendizagem. O jogo didático foi uma atividade investigativa, desenvolvida com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em que se abordou o tema solo e forneceu um meio para fixar os conceitos em desenvolvimento nas aulas de Ciências. Antes e depois do jogo, os estudantes realizaram avaliações, cujas notas foram submetidas ao teste de correlação para confirmar que a aprendizagem não pode ser atribuída somente ao jogo didático. Entretanto, a partir das observações feitas pela investigadora, conclui-se que o jogo Brincando com o Solo torna as aulas de Ciências mais descontraídas, interessantes e contextualizadas, contribuindo para a revisão de conceitos relacionados ao tema solo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectJogo Brincando com o Solopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherSolos  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleBrincando com o solo: um jogo didático como estratégia dinamizadora para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_da_monografia___tatiana.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.