Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A construção do conhecimento científico na educação de jovens e adultos: análise das interações em uma aula de ciências |
Authors: | Ligia Paula Frade |
First Advisor: | Adriana Barbosa Salviano |
Abstract: | As ideias e questionamentos que deram origem a este trabalho surgiram no período de estágio realizado em uma escola pública da rede Estadual, em uma turma do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa turma EJA havia alunos com diferentes conhecimentos prévios e diferentes idades, jovens, adultos e idosos. Em função da heterogeneidade da turma, surgiram-me alguns questionamentos e inquietações, tais como: Como ministrar aulas de ciências capazes de atingir esse grupo de alunos? Quais as intenções da professora? Quais abordagens comunicativas ela usa? Que tipo deinteração há entre a professora e os alunos? Quais são as intervenções da professora? Há construção de conhecimento científico? O objetivo do presente trabalho é investigar a construção do conhecimento científico dos estudantes da EJA, acerca dos episódios de aulas de ciências sobre cadeia alimentar. Os dados analisados (episódios 1 e 2) fazem parte de duas aulas geminadas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 23 alunos, com idade entre 25 e 52 anos. Para examinar as interações e a construção de significados entre professor-aluno foi utilizada uma ferramenta, proposta por Mortimer e Scott (2002), baseada em cinco aspectos, agrupados em termos de focos do ensino, abordagem e ações. O episódio 1 foi marcado por um discurso de autoridade, uma vez que a professora buscava apenas que os alunos tomassem como verdade o que estava sendo dito. A intenção inicial da professora foi de introduzir e disponibilizar as ideias científicas no plano da sala de aula. No episódio 2 estiveram presentes os discursosdialógicos e de autoridade. Houve uma maior alternância de falas entre o professoraluno, e a intenção da professora foi direcionar e problematizar os discursos da sala de aula de maneira que os alunos pudessem se engajar no processo de construção de conhecimento.Consideramos que a maneira como foi proposta e conduzida a aula deCiências foram insuficientes para que a participação dos alunos possibilitasse na construção de conhecimento científico. |
Subject: | Educação de adultos Ciencia Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
capa_monografia_ligia.pdf | 23.1 kB | Adobe PDF | View/Open | |
monografia_ligia_atual.pdf | 120.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.