Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Arjuna Casteli Panzera | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vania Natividade Cota da Fonseca Dias | pt_BR |
dc.creator | Kelly Cristina Cruz da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T08:36:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T08:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM | - |
dc.description.resumo | Um motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física nos pré-vestibulares | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Exame vestibular | pt_BR |
dc.subject.other | Fisica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de Física em cursos pré-vestibulares | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia__kelly_da_silva.pdf | 19.12 kB | Adobe PDF | View/Open | |
monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf | 226.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.