Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arjuna Casteli Panzerapt_BR
dc.contributor.referee1Vania Natividade Cota da Fonseca Diaspt_BR
dc.creatorKelly Cristina Cruz da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:36:03Z-
dc.date.available2019-08-11T08:36:03Z-
dc.date.issued2011-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM-
dc.description.resumoUm motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física nos pré-vestibularespt_BR
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherExame vestibularpt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de Física em cursos pré-vestibularespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__kelly_da_silva.pdf19.12 kBAdobe PDFView/Open
monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf226.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.