Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa |
Autor(es): | Alexandre Ferreira Mascarenhas |
Primeiro Orientador: | Carlos Antonio Leite Brandao |
Primeiro membro da banca : | Rosilena Martins Peres |
Segundo membro da banca: | Nelson Pôrto Ribeiro |
Terceiro membro da banca: | Antonio Fernando Batista dos Santos |
Quarto membro da banca: | Jupira Gomes de Mendonca |
Quinto membro da banca: | Andre Guilherme Dornelles Dangelo |
Resumo: | Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho. |
Abstract: | This doctorate degree research paper aims to give value to the techniques of execution of moulds and casts direct on original sculptures by Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho the greatest exponent of baroque sculpture in Minas Gerais. It is important to point out not only the importance of using these techniques in restoration or conservation of immovables (facades and historical plafonds|ceilings) and/or movables (sculptures), but, mainly their use as conservation, preservation, diffusion and perpetuation tool of the work per se and consequently, of the artist whose importance is an integrating part of a given society and in some cases, considered as cultural and identity heritage. In addition to this, we noticed that the replicas casts have higher quality and quantity ornamental, stylistic and iconographic information than the original works, in most cases, exposed the actions from the weather and human vandalism, and are quite degraded. Therefore, the recovery of these techniques is deemed necessary since the labour performing in this work segment is scarce and, particularly, technical and practical information to be approached in this research has a vast field of applications in the practice, for it shall contribute to various levels of conservation, restoration, valuing, diffusion and perpetuation of these techniques and mainly the work by Aleijadinho. |
Assunto: | Patrimônio histórico Conservação e restauração Monumentos Preservação Patrimonio historico |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU |
Data do documento: | 11-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf | 24.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.