Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
Type: Tese de Doutorado
Title: Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antonio Francisco Lisboa
Authors: Alexandre Ferreira Mascarenhas
First Advisor: Carlos Antonio Leite Brandao
First Referee: Rosilena Martins Peres
Second Referee: Nelson Pôrto Ribeiro
Third Referee: Antonio Fernando Batista dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Jupira Gomes de Mendonca
metadata.dc.contributor.referee5: Andre Guilherme Dornelles Dangelo
Abstract: Esta tese está dedicada a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam maior qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica que as obras originais, na maioria dos casos, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.
Abstract: This doctorate degree research paper aims to give value to the techniques of execution of moulds and casts direct on original sculptures by Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho the greatest exponent of baroque sculpture in Minas Gerais. It is important to point out not only the importance of using these techniques in restoration or conservation of immovables (facades and historical plafonds|ceilings) and/or movables (sculptures), but, mainly their use as conservation, preservation, diffusion and perpetuation tool of the work per se and consequently, of the artist whose importance is an integrating part of a given society and in some cases, considered as cultural and identity heritage. In addition to this, we noticed that the replicas casts have higher quality and quantity ornamental, stylistic and iconographic information than the original works, in most cases, exposed the actions from the weather and human vandalism, and are quite degraded. Therefore, the recovery of these techniques is deemed necessary since the labour performing in this work segment is scarce and, particularly, technical and practical information to be approached in this research has a vast field of applications in the practice, for it shall contribute to various levels of conservation, restoration, valuing, diffusion and perpetuation of these techniques and mainly the work by Aleijadinho.
Subject: Patrimônio histórico Conservação e restauração
Monumentos Preservação
Patrimonio historico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYFXU
Issue Date: 11-Jun-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mascarenhas__alexandre___doutorado_2013.pdf24.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.