Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZF56
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cafés científicos: interações entre a comunidade científica e a sociedade civil em um espaço público de comunicação da ciência
Autor(es): Claudia Franca Prieto
Primeiro Orientador: Silvania Sousa Nascimento
Resumo: Esta tese foi desenvolvida a partir do Projeto Barômetro Ciência, café e debate, um Café Científico promovido pela Diretoria de Divulgação Científica da UFMG em parceria com o Centro Cultural UFMG e a Rádio 104,5 UFMG Educativa. Os Cafés Científicos são espaços públicos que se configuram como um lugar de encontro da comunidade científica e da sociedade civil para discutirem sobre ciência. Partimos da hipótese de que nesse encontro emergem imagens da ciência no discurso da comunidade científica e imagens da ciência no discurso da sociedade civil. O quadro teórico da investigação destacou os modelos de comunicação pública da ciência de Lewestein (2003) e a concepção de dispositivos pedagógicos de Bernstein (1990), além dos conceitos de multimodalidade e de ambientes multimodais de Kress (2004) e Martin, Daly e Thurston (2005) e os processos do design instrucional de Smith e Ragan (1999). Três contextos diferentes de Cafés Científicos foram analisados para a focalização nas interações discursivas entre a comunidade científica e a sociedade civil, promovidas pelo dispositivo pedagógico multimodal criado pelo projeto. A abordagem qualitativa foi o procedimento metodológico principal para a coleta de informações e a análise temática, segundo Riessman (2007), foi empregada para a categorização de temas e subtemas em um evento selecionado para análise. As conclusões foram orientadas por esse processo de categorização e apresentaram as imagens da ciência presentes no discurso dos representantes da comunidade científica e da sociedade civil. A contribuição mais significativa da parte da comunidade científica foi apresentar a ciência como uma atividade complexa, não linear, que possui seus conflitos internos, comete erros e não consegue apresentar soluções para os problemas de forma geral. Da parte da sociedade civil, foi a de demonstrar pouca familiaridade com os processos e as formas de funcionamento da atividade científica, ao entrar no âmbito da discussão sobre ciência quando vivenciam problemas a ela relacionados.
Abstract: This thesis was developed from the project Barômetro Ciência, café e debate, a Science Cafe promoted by Diretoria de Divulgação Científica da UFMG in partnership with Centro Cultural UFMG and the institutional radio team, 104,5 UFMG Educativa. Science Cafes are public spaces that are configured as a meeting place for the scientific community and civil society discuss about science. This thesis considers the hypothesis that from these meetings can emerge images of science on the speech of the scientific community representatives and images of science on the speech of civil society representatives. The theoretical research highlights the models of public communication of science of Lewestein (2003) and Bernsteins (1990) conception of pedagogical devices, beyond the concepts of multimodality and multimodal environments of Kress (2004) and Martin, Daly and Thurston (2005) and the processes of instructional design of Smith and Ragan (1999). Three different contexts of Science Cafes were analyzed to focus on discursive interactions between scientific community and civil society promoted by the multimodal pedagogical device created by the project. The qualitative approach was the main methodological procedure for information collecting and the thematic analysis of Riessman (2007) was used for the categorization of themes and subthemes at one event selected for analysis. The conclusions were guided through this process of categorization and showed images of science presented in the discourse of the scientific community and of civil society representatives. The most significant contribution of the scientific community was to present science as a complex and nonlinear activity, which has its internal conflicts, that makes mistakes and that cannot provide solutions to the problems in general. On the part of civil society, the most significant contribution was to demonstrate little familiarity with the processes and ways of working of scientific activity, entering in the context of science discussion when they experience problems related to it.
Assunto: Educação
Tecnologia educacional
Divulgaçao cientifica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZF56
Data do documento: 22-Mar-2013
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