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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
Autor(es): Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
primer Tutor: Francisca Izabel Pereira Maciel
primer miembro del tribunal : Maricilde Oliveira Coelho
Segundo miembro del tribunal: Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes
Tercer miembro del tribunal: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Cuarto miembro del tribunal: Monica Yumi Jinzenji
Resumen: Este trabalho está circunscrito pelo conjunto de indagações e problematizações acerca dos livros de leituras escolares, utilizados no Ensino Primário nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, período correspondente à Primeira Republica. A pesquisa trata maisespecificamente da análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, ao se basear em análises referentes aos conceitos de representação, imaginário,práticas culturais, cultura escolar e livros escolares. O Cuore de Edmundo de Amicis é uma obra emblemática, publicada em 1886 na Itália, traduzida em mais de vinte idiomas, teve inúmeras adaptações em diversos países e serviu de inspiração para várias obras. O Brasil,diferentemente de outros países como a Argentina com o seu Corazón, não teve uma obra de adaptação do Cuore, e sim obras inspiradas que se tornaram verdadeiros corações brasileiros. O livro Alma e Coração, de Hygino Amanajás, é considerado um desses corações. Por isso,nesta investigação, utilizou-se como fonte e objeto de pesquisa os livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Ao operar com um conjunto diversificado de fontes, buscou-se conhecer e compreender: o lugar ocupado por esses livros na escola primária; a materialidade desses impressos; as similitudes e diferenças existentes entre as obras pesquisadas. Os procedimentos metodológicos propiciaram uma produção enriquecedora e original. Nessa perspectiva, os elementos evidenciaram algumas facetas dos livros escolares investigados, aolançar luzes e sombras sobre aspectos do ensino primário, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento desse nível de ensino. Esses elementos serviram como peças para a composição deste mosaico que, por fim,resultou por construir um quadro da história da leitura.
Abstract: This study is limited by the number of questions and concerns about the reading school books of used in Primary Education in the closing decades of the nineteenth and early twentieth century, a period corresponding to the First Republic. The research deals more specificallywith the comparative analysis of the books Cuore, Coração, Corazón and Alma e Coração. It is based on the Cultural History assumptions relating to the Education History when it is based on analyses regarding the concepts of representation, imagination, cultural practices, school culture and school books. The Cuore of Edmundo de Amicis is an emblematic work, published in 1886 in Italy, translated into more than twenty languages, and it had numerous adaptations in several countries and it was the inspiration for several works. Brazil, unlike other countries such as Argentina with its Corazón, did not have a Cuore adaptation work, butinspired works that have become true Brazilian hearts. The book Alma e Coração of Hygino Amanajás is considered one of these hearts. Thus, in this research it was used as a source and object of research the books Cuore, Coração, Corazón and Alma e Coração. When operating with a diverse set of sources, it was sought to know and understand: the place occupied by these books in elementary school, the materiality of these forms, the similarities and differences between the works surveyed. The methodological procedures provided a rich and original production. From this perspective, the elements showed some facets of the researchedtextbooks, bringing out light and shade in aspects of primary education, such as the subjects, practices and devices that were involved in this level of education working dynamics. These elements served as parts for the composition of this mosaic that ultimately led to the building of a reading history frame.
Asunto: Leitura  História  
Ensino primário Brasil
Livros  História 
Educação História Século XIX  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFS4
Fecha del documento: 25-feb-2013
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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