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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGYC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Clube de ciências: uma proposta de inovação e criação de práticas investigativas para o ensino médio" |
Authors: | Eder Dias da Silva |
First Advisor: | Carlos Eduardo Porto Villani |
Abstract: | Este trabalho investigou de que forma a presença de alunos participantes de um Clube de Ciências, que desenvolve atividades experimentais numa perspectiva de investigação científica, interfere na construção do discurso da sala de aula. A pesquisa foi realizada em umcolégio particular da cidade de Patos de Minas que conta com um laboratório didático e uma boa estrutura experimental para o ensino de Física. O corpus deste trabalho é composto por um total de 06 (seis) fitas de vídeo que correspondem a três aulas de uma sequência de ensino planejada e executada em duas turmas de segundoano do ensino médio da referida escola: a turma A que não possuía alunos integrantes do Clube de Ciências e a turma B que continha alguns alunos integrantes do Clube. A sequência de ensino foi construída de tal forma a permitir uma participação ativa dosestudantes em três aulas: a primeira correspondendo a uma aula expositiva na qual se introduziu o tema ondas sonoras e instrumentos musicais, a segunda aula baseada em um debate instigado por uma pesquisa sobre o funcionamento dos instrumentos musicais de tubose, finalmente, a terceira aula onde foi proposta uma atividade experimental de investigação na qual os alunos foram desafiados a tocar uma música com um instrumento de tubo construído por eles próprios no laboratório da escola: a marimba. Analisou-se principalmente a transcrição do discurso dos alunos produzido na segunda aula da sequência de ensino e as fitas de vídeo da terceira aula. Em nossas análises destacamos um maior engajamento dos alunos da turma B no processo de construção e afinação da marimbana terceira aula e três características discursivas que distinguiam as perguntas dos alunos das duas turmas: (1) o aspecto mais informativo (dos alunos da turma A) ou mais investigativo (dos alunos da turma B) dos possíveis desdobramentos das perguntas, (2) o maior nível decontextualização das perguntas dos alunos da turma B em comparação com os da turma A e (3) o caráter mais interdisciplinar presente nas perguntas dos alunos da turma B. Como principal resultado deste trabalho, destacamos o papel mediador que os integrantes doClube exerceram para a constituição de um ambiente mais interativo e propício ao desenvolvimento de uma perspectiva investigativa de ensino de ciências no discurso produzido nessa turma. Nosso trabalho contribuiu para evidenciar o potencial deste tipo de atividade extra-classe para a mudança do foco do ensino de uma perspectiva mais tradicionale passiva para a efetivação de uma perspectiva mais investigativa e ativa dos alunos. Entretanto, ainda torna-se necessário a realização de novas investigações sobre a influência que os Clubes de Ciências podem exercer sobre as classes regulares visando compreender melhor os mecanismos a partir dos quais tais atividades podem contribuir mais para a melhoria da qualidade do ensino de física praticado nas escolas do ensino médio |
Subject: | Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGYC |
Issue Date: | 18-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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