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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZH7W
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rosiane Resende Leite | pt_BR |
dc.creator | Amanda Luisa da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T16:12:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T16:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZH7W | - |
dc.description.resumo | A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é um grave problema de saúde pública e as medidas de prevenção preconizadas são quase sempre desconhecidas pela população, assim é necessário que se realize atividades de educação em saúde inseridas numa perspectiva participante. Este trabalho teve como objetivo trabalhar a educação em saúde com estudantes de uma escola pública em Divinópolis/MGcomparando dois caminhos metodológicos de ensino. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG e foi aplicada em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (98 alunos) no turno da manhã. Em uma turma realizou-se uma atividade com enfoque investigativo e em outra turma sem este enfoque. Os resultados demonstraram que, inicialmente as duas turmas não apresentavamconhecimento sobre a doença. Após a realização das atividades, o conhecimento sobre a doença aumentou significativamente nos dois grupos, porém na turma onde houve exploração do ensino por investigação foi observado que o desenvolvimento crítico e a capacidade argumentativa revelaram-se com maior eficiência. Pode-se concluir que aprendizagens a partir de atividades investigativas, são efetivas e odesenvolvimento dessas aulas pode ser uma estratégia, entre outras, que o professor pode utilizar para diversificar sua prática e alcançar níveis significativos de aprendizado | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Leishmaniose | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação em saúde: ensino de leishmaniose visceral para alunos do ensino médio por meio de uma atividade prática investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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