Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
Autor(es): | Renata de Souza Carmo |
Primeiro Orientador: | Ana Lucia Lopes Correa |
Primeiro Coorientador: | Vania Natividade Cota da Fonseca Dias |
Resumo: | A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa. |
Assunto: | Curriculos Educação Avaliação educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7 |
Data do documento: | 4-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_renata_carmo.pdf | 267.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.