Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lucia Lopes Correapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vania Natividade Cota da Fonseca Diaspt_BR
dc.creatorRenata de Souza Carmopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:09:56Z-
dc.date.available2019-08-09T14:09:56Z-
dc.date.issued2011-07-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7-
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectCBCpt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleCurrículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadualpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_renata_carmo.pdf267.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.