Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2H2T
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise comparativa dos indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade entre Unidades Certificadas e Unidades Não Certificadas pela ISO 9001: um estudo de caso em uma empresa no Segmento de Polímeros
Autor(es): Ana Carolina da Silva Cota
primer Tutor: Roberto Gonzalez Duarte
primer miembro del tribunal : Ana Paula Paes de Paula
Resumen: Este trabalho foi realizado com o objetivo de comparar os indicadores de desempenho do Sistema de Gestão entre Unidades Certificadas e Não Certificadas pela ISO 9001 de uma empresa no ramo de polímeros. Inicialmente foram identificados os indicadores do Sistema de Gestão e em seguida os dados foram analisados e comparados. Foram estudadas quatro unidades de negócio, dentre elas, duas certificadas pela ISO 9001 e outras duas não certificadas, situadas respectivamente nos estados de Minas Gerais, Pará e Espírito Santo. Com base nosresultados obtidos pode-se destacar qual das unidades apresentaram a melhor performance nos períodos analisados, e sendo assim, conclui-se que nem sempre empresas que são certificadas pela ISO 9001 possuem um melhor desempenho. Um dos fatores de maior interferência numa gestão eficaz é a Liderança, esta é imprescindível para a melhoria contínua dos processos de uma organização.
Abstract: This work was carried out to compare the performance indicators of the Management System of Units and Non-Certified by ISO 9001 Certified. From a company in the field of polymers. We initially identified the indicators of the Management System and then the data were analyzed and compared. We studied four business units, among them two ISO 9001 certified and uncertified other two, situated respectively in thestates of Minas Gerais, Espírito Santo and Pará. Based on the results obtained can be highlighted which of the units showed the best performance in the periods analyzed, and therefore, it is concluded that not always companies that are ISO 9001 have a better performance. One of the biggest factors in interference management is effective leadership, it is essential for the continuous improvement of processes within an organization.
Asunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2H2T
Fecha del documento: 19-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
projeto_tcc____ltima_vers_o.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.